A cumeeira é como o espigão só que na parte superior do telhado. Ela é o divisor de águas do telhado.

Como se chama a parte de cima do telhado?

Cumeeira – É o ponto mais alto do telhado e tem o papel de dividir águas, direcionando a água para os tais pontos de escoamento. Seu revestimento é diferente do restante do telhado e é executado com uma telha própria.

Como chama a parede do telhado?

Empena, oitão ou frontão – cada uma das duas paredes laterais onde se apoia a cumeeira nos telhados de duas águas. Espigão – interseção inclinada de águas do telhado. Frechal – é a componente do telhado, a viga que se assenta sobre o topo da parede, servindo de apoio à tesoura.

Quais são as partes de uma cobertura?

A platibanda é uma moldura ou faixa horizontal na parte superior de uma construção que tem como finalidade esconder o telhado, as calhas, a caixa d água e outros materiais de construção. Com a modernização das fachadas de casas, a platibanda tornou-se uma tendência no mercado.

Telhado shingle aprenda o que é

Pode-se dizer que a cobertura é subdividida em quatro principais partes: pelas telhas; pela trama, que sustenta o telhado; pela estrutura vertical de sustentação da trama (treliça ou tesoura); pelo sistema de contraventamento que confere à estrutura a capacidade de absorver as ações horizontais atuantes, mantendo a ...

Telhado shingle aprenda o que é

São componentes da estrutura primária da cobertura?

Estrutura principal A estrutura principal é um conjunto de componentes ligados entre si com a função de suportar a estrutura secundária e o telhado, e como já dissemos anteriormente, pode ser constituída por tesouras, pontaletes ou por vigas principais.

Como se chama o acabamento do telhado?

A tabeira é uma peça de madeiras o que é usada para fazer acabamento de um telhado, ou seja, quando termina o telhado geralmente é colocada esta peça para esconder os caibros e ripas que foram usadas para sustentação das telhas. Clique aqui para você ver algumas imagens de tabeiras.

O que é um rufo de telhado?

O que é rufo e para que serve? Os rufos, por sua vez, são peças moldadas e fixadas em locais específicos. Servem para impedir que a água infiltre nas paredes e muros, evitando problemas futuros com infiltrações. Existem dois tipos de rufos: o de encosto, que é aplicado no encontro entre o telhado e a alvenaria.

O que é o beiral do telhado?

Beiral é a continuação do telhado que ultrapassa a linha das paredes externas da edificação. Ele serve para proteger a parede da chuva e também pode ter função estética na cobertura.

Como se chama a parte de baixo do telhado?

Em arquitetura, o beiral é um recurso utilizado nas fachadas que possuem telhado aparente. O beiral forma a parte mais baixa do telhado, projetando-se para fora da parede externa com o objetivo de protegê-la da água da chuva e dos raios solares.

Qual é a diferença entre rufo é calha?

Veja bem: as calhas geralmente possuem um formato de “U”, que serve para canalizar a água em uma determinada direção. Já os rufos seguem um formato de “L”, servindo apenas para que a água não consiga avançar naquela direção.

Qual a diferença de rufo para calha?

Calhas e rufos têm grande importância nas edificações, sendo que o objetivo das calhas é coletar as águas de chuva que caem sobre o telhado e encaminhá-las aos condutores verticais (prumadas de descida), enquanto os rufos servem para proteger paredes expostas (rufo tipo pingadeira) ou evitar infiltrações nas juntas ...

O que é uma Tabeira?

[ Construção ] Conjunto de tábuas, tijolos ou pedra que contorna as paredes e forma uma moldura para guarnecer o soalho, o piso ou o tecto (ex.: tabeira de granito).

Qual é a diferença entre testeira e Tabeira?

A tabeira/testeira é uma peça de madeira que é usada para fazer acabamento de um telhado, ou seja, quando termina o telhado geralmente é colocada esta peça para proteger os caibros e ripas que foram usadas para sustentação das telhas.

O que é beiral platibanda?

O beiral oferece um ar mais tradicional e rústico à edificação, enquanto a platibanda é mais moderna e limpa. No quesito do tipo de cobertura, normalmente a platibanda é usada quando há laje, telhado de fibrocimento ou metálico. Por outro lado, o beiral é mais usado quando o telhado é do tipo colonial.

Qual é o tipo de telhado mais barato?

TELHADO DE FIBROCIMENTO: esse tipo de telha é uma opção excelente para aqueles que buscam um telhado barato e durável. Elas são vendidas em placas grandes, sendo necessário um número relativamente pequeno de placas para cobrir até mesmo áreas maiores.

Quais os melhores tipos de telhados?

O metálico atualmente é considerado o melhor tipo de telhado. Isso porque as telhas de metal combinam com casas, lojas, galpões e mais. Uma das características mais importantes é que podem ser instaladas com menor caída, possibilitando que o telhado fique escondido.

O que é um sistema de cobertura?

Uma cobertura tem primariamente a função de proteger as edificações contra a chuva, vento e sol. As características delas vão depender basicamente do propósito da edificação, disponibilidade de materiais, tradições locais e da grande variedade de concepções arquitetônicas.

Quais são alguns dos principais requisitos a serem atendidos pelas telhas de uma cobertura para ter um bom desempenho?

Entre outras exigências, destacamos em resumo que o sistema de cobertura deve suportar cargas de pessoas que trabalhem em sua superfície, não apresentar avarias ou deslocamentos que prejudiquem sua funcionalidade ou leve à ruína, as manchas de umidade não podem ultrapassar 35% de sua área, deve ter capacidade de ...

O que pode substituir a calha?

Os rufos são geralmente feitos com chapa metálica e fixados com rebites ou pregos, além de uma camada de argamassa na borda para garantir a vedação. Assim como as calhas, os rufos também podem ser encontrados em alguns modelos.

Como escolher o rufo?

Conheça os tipos de rufo. Assim como as calhas, os rufos são encontrados em vários modelos e tipos. No entanto, pelo mesmo motivo da calha, os mais adequados são os construídos em aço galvalume, aço galvanizado, que é ainda pré e pós-pintado. Essas características garantem durabilidade e beleza por muito mais tempo.


Tudo sobre turismo e aventura