São muitos os tipos de motores elétricos que você encontra no mercado, mas, podemos separá-los em 3 grandes grupos: Motores de corrente alternada (CA), Motores de corrente contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).

Como se pode classificar um motor?

Usando a fórmula (V × I × Eff)/746 = HP, determine a força-cavalo do motor elétrico. Multiplique voltagem, corrente e eficiência em conjunto e divida o resultado por 746. Por exemplo, uma força-cavalo de um motor de 230 v puxando 4 ampères com uma eficiência de 82% resultaria em 1 força-cavalo.

Como especificar um motor elétrico?

Quando for especificar um motor elétrico, você deve analisar as curvas de desempenho de torque e velocidade, como a mostrada abaixo, que são fornecidas pelos fabricantes. Assim, é possível detalhar o torque produzido pelo motor em toda a sua gama de velocidades no eixo, desde o início até a carga total.

WEG - Como escolher um motor de indução elétrico (Live)

Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.000. Para 120 km/h e v/1000 de 38,5 km/h, por exemplo, 120 ÷ 38,5 x 1.000 = 3.116 rpm. Na verdade você nem precisa efetuar na calculadora essa multiplicação por 1.000, ela pode ser feita mentalmente. O resultado seria 3,116 rpm, que é 3.116 rpm.

WEG - Como escolher um motor de indução elétrico (Live)

Como podem ser classificados os motores monofásicos?

Existem dois tipos de motores monofásicos que, de acordo com o funcionamento dos mesmos, podem ser classificados em motor universal e motor de indução. Observe em que situação cada um pode ser utilizado. O motor universal funciona tanto com corrente alternada como com corrente contínua.

Qual o cálculo para cv?

CV = s / X * 100 Nesta fórmula temos a seguinte interpretação: CV é o mesmo que coeficiente de variação, s é o desvio padrão, e X é a média entre os dados analisados. Observando dessa forma, vemos que a fórmula para calcular o coeficiente da variação é relativamente simples.

Como calcular a potência de um motor em KW?

Utiliza-se como unidade de potência o KW ou o CV. Para calcular a potência de um motor, basta calcular a quantidade de trabalho que este é capaz de fornecer num tempo de 1 segundo. Esta quantidade de trabalho é obtida em joules por segundo e será convertida em KW u CV, conforme a equivalência dessas unidades.

Quanto equivale um CV?

Inicialmente o cavalo-vapor era definido como 550 pé-libra-força por segundo. No sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter cavalos-vapor em watts é necessário reduzir cavalos-vapor a watts, isto é, 1 cv = 735,49875 W.

Como saber se o motor é alta ou baixa rotação?

O que determina a designação alta ou baixa rotação é a posição em que o acoplamento está instalado. Isso independe da rotação que o acoplamento venha a transmitir. Já a definição do uso ou não de redutores ocorre na fase de projeto e potenciamento da aplicação.

O que são motores elétricos exemplos?

Temos a presença de motores elétricos por toda a parte, por exemplo, no liquidificador, na batedeira elétrica, nos carrinhos de controle remoto, etc. Esses motores têm como princípio básico transformar energia elétrica em energia mecânica.

Quais os tipos de motores de indução monofásicos?

Em função do método de partida, podemos classificar os motores monofásicos como: (1) de fase separada/dividida (Split Phase); (2) de capacitor de partida (eletrolítico); (3) de capacitor permanente (a óleo); (4) de dois capacitores (óleo, eletrolítico) e (5) de anel de arraste ou polo sombreado (Figuras 3 a 6).

O que é um motor monofásico?

O motor elétrico monofásico é um equipamento que é responsável por mudar energia elétrica e transformá-la em energia mecânica. ... Esse tipo de motor possui um conjunto de bobinas, tendo sua alimentação feita por uma corrente alternada, por isso que tem o nome de motor elétrico monofásico, além de possuir baixa potência.

Quais são os tipos de motores a combustão?

Os motores a combustão interna de pistão podem ser de 2 ou 4 tempos. OS motores a combustão interna de pistão (ciclo Diesel) podem ser de injeção direta ou indireta. Os motores a combustão interna são aqueles em que o combustível é queimado internamente.

Qual o motor mais comum?

O mais comum nos veículos motorizados em circulação no Brasil é o motor com 4 cilindros.

Quais são os 3 tempos do motor?

O funcionamento do motor de combustão interna ocorre em quatro tempos: admissão, compressão, explosão ou combustão e escape.

Qual a corrente de partida do motor?

É comum encontrarmos motores com corrente de partida igual a 7 ou 8 vezes a corrente nominal. Porém, para os motores de produção seriada, normalmente encontrados no mercado, a corrente de partida situa-se entre 5,5 e 7,00 vezes a corrente nominal.


Tudo sobre turismo e aventura