As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

Podese dizer ou se pode dizer

Pode-se podesse?

A forma correta de escrita da palavra é pudesse, com u na primeira sílaba. A palavra podesse está errada. Pudesse é a forma conjugada do verbo poder na 1.

Onde colocar o se?

O «se» coloca-se antes do verbo (posição proclítica) nas seguintes situações: Nas orações subordinadas: «Penso que ele se feriu», «Queria que ele se casasse», «Quando se recomenda uma substituição, é preciso conhecer o assunto», «Como ele se foi embora, não sei onde estão os papéis».

Dj Chris no Beat, Hugo e Heitor - Vê se Pode

Pode começar uma frase com se?

Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.

É correto usar Faz-se?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

Podia-se ou Pode-se?

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem.

Como Encontra-se ou como se encontra?

Encontrasse e encontra-se são duas formas conjugadas do verbo encontrar. Ambas estão corretas.

O que significa Pode-se dizer?

Quando é possível dizer ou afirmar algo sobre, mas a expressão não carrega muita certeza do falante ou escritor.

Qual é o certo se ou si?

O termo "se" é, na maioria das vezes, conjunção ou pronome: "Se não ocorrer engarrafamento, irei a Brasília hoje." "Após a sessão, os deputados abraçaram-se." Já o termo "si" é um dos pronomes oblíquos átonos.2 de ago. de 2016

Quando se usa o pronome se?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.


Tudo sobre turismo e aventura