Tivesse ou estivesse são palavras que existem na língua brasileira e ambas estão corretas. Trata-se de formas verbais conjugadas na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.

Que você estava ou estivesse?

Pretérito imperfeito do subjuntivo - verbo estar: É normal ouvirmos a frase: “Se eu tivesse contigo.”. Esta frase está errada, porque está sendo conjugado o verbo ter e não o verbo estar, sendo o correto: “Se eu estivesse contigo.”.

Tinha morrido existe?

Efetivamente, a palavra “morrido” existe sim, mas nada tem a ver com o verbo “matar”. Como já explicámos, esse termo é o particípio passado regular do verbo “morrer” (e não “matar”), conforme o seguinte exemplo ilustra: Ele já tinha morrido e ela nem sabia.

Qual a diferença entre Moro e morro?

As duas formas – morro e moro – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Morro, como forma verbal, é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo morrer. Eu morro, mas a família mantém-se unida.

Que comprovem ou que comprovem?

Comprovem vem do verbo comprovar. O mesmo que: provem, fundamentem, justifiquem, demonstrem, corroborem.

Quando é gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Está cursando ou estar cursando?

As duas formas existem e estão corretas. A dúvida reside em quando se deve utilizar está e quando se deve utilizar estar. Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.

Está preparado ou estar preparado?

Tanto “está” como o “estar” estão corretos, a diferença fica por conta do contexto em que devem ser utilizados. No caso do “está”, o verbo é na 3ª pessoa do singular do presente, exemplos: ele está enjoado ou minha caneta está na sala.

Quem ouve sinônimo?

1 entende, escuta, atinge, compreende, capta, alcança, interpreta, concebe, distingue, apreende. Conhece através dos sentidos: 2 percebe, divisa, nota, enxerga, observa, olha, sente, avista, identifica, cheira.

É correto dizer houveram?

No sentido de existir, acontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, não flexiona para o plural, permanece no singular. A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa.


Tudo sobre turismo e aventura