As brincadeiras do século XXI são tão saudáveis quanto as do século XX. Que bom seria se todas as crianças pudessem brincar. Brincar e estudar, evidentemente. Pois a brincadeira e o estudo são considerados imprescindíveis para o crescimento saudável.

Qual é a importância de resgatar as brincadeiras antigas no século 21?

Através dessas brincadeiras, a criança é estimulada a desenvolver o equilíbrio, a coordenação neuromotora e rítmica, o raciocínio lógico e ainda a sociabilidade e a competitividade saudável.

Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas

O que são brincadeiras antigas?

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Quais eram os jogos de antigamente?

Amarelinha, cabra-cega, barra-manteiga... Brincadeiras que divertiam você, seus pais e avós hoje são parte da cultura popular.

Quais são os jogos mais antigos do mundo?

Mancala: O jogo mais antigo do mundo! O jogo africano Mancala vem de longa data, cerca de 7.000 anos, e, ao que tudo indica, é o “pai” dos jogos. Sua provável origem encontra-se no continente africano, mais precisamente no Egito.

Como eram os jogos e brincadeiras antigamente?

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas. ...

O que são brinquedos antigos?

São brinquedos que marcaram várias gerações e ainda podem encantar as crianças. A maioria das brincadeiras são passadas de pais para filhos e garante muitos momentos bons em família.

Como eram os brinquedos de antigamente?

Antigamente, era preciso pouco para brincar. Os brinquedos, construídos pelas crianças, pais ou avós, eram feitos com o que estava à mão: de uma bolota um porco, de um bugalho uma panela, das canas apitos, reque-reques ou cartaxinhos imitando o som dos pássaros.

Como eram os brinquedos a 60 anos atrás?

As gerações dos anos 1950 e 1960 brincavam muito na rua. Com brincadeiras que são conhecidas até os dias de hoje, como “Esconde-Esconde” (ou Pique-Esconde); “Amarelinha”; “Passa-Anel”; “Taco” e “Adivinhação”. As meninas tinham também bonecas de pano e se divertiam muito com elas.

Como é a brincadeira do gato mia?

COMO BRINCAR: O JOGADOR PEGO DEVE MIAR, DISFARÇANDO A VOZ. O PEGADOR ENTÃO, DEVE TENTAR ADIVINHAR QUEM ESTÁ MIANDO. SE ELE ACERTAR, O JOGADOR PEGO PASSA A SER O NOVO PEGADOR NA PRÓXIMA RODADA. SE NÃO ADIVINHAR, O JOGO SEGUE NORMALMENTE COM O MESMO PEGADOR E A PESSOA PEGA SEGUE LIVRE.

Como funciona a brincadeira Cabra-cega?

O pegador, no início da brincadeira, deve girar várias vezes para ficar desorientado. Os outros participantes, que não estão vendados, fogem e se esquivam do pegador. Em outra versão do jogo, a cabra-cega, além de alcançar os participantes, deve também adivinhar pela audição quem foi pego, fazendo perguntas.


Tudo sobre turismo e aventura