Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Estou a dez anos ou estou há dez anos?

A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás».

Como se escreve a dez anos atrás?

A expressão “há dez anos atrás” é um exemplo desse erro. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Qual o certo ano ou anos?

O nome ano vai para o plural, concordando, em número, com o numeral cardinal «cento e um» (cem anos mais um ).

Como se escreve ano ou anos?

No entanto, o nome, que vem depois dos numerais, pode permanecer no singular («oitavo e nono ano») ou ser colocado no plural («oitavo e nono anos»). Não nos devemos esquecer de fazer a concordância com os artigos, caso estes existam na frase: «o oitavo e nono ano» ou «os oitavo e nono anos».

Foram dois dias ou foi dois dias?

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

Qual a diferença de FOI e fui?

A expressão foi eu está errada. Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3.

É correto dizer vou ir?

Resposta: Deve-se evitar a todo custo a locução 'eu vou ir'. Não que esteja rigorosamente fora dos padrões gramaticais, pois é comum entre os brasileiros o uso do verbo ir como auxiliar do futuro [vamos ver, vou trabalhar, vão falar, por exemplo, em vez de veremos, trabalharei, falarão].

Como diz ou como diria?

Diria vem do verbo dizer. O mesmo que: exporia, caracterizaria, aconselharia, falaria, alegaria, combinaria, narraria, advertiria, ajustaria.

O que dizer ou o que dizer?

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.


Tudo sobre turismo e aventura