As duas formas estão corretas. Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a. Há, contudo, uma preferência para a regência com preposição quando indica uma coisa e para a regência sem preposição quando indica uma pessoa.

Que visa a tem crase?

Exige a preposição a: Nunca visou à riqueza. / Corrupto, aquele político visa apenas aos próprios interesses. Tão só assim. Registre-se que sempre houve consenso nisto: visar, como sinônimo de apontar ou de pôr visto em, era transitivo direto – e pronto!

Quem visa a alguma coisa?

Com o sentido de ter por fim ou objetivo, ter em vista, use preferencialmente como transitivo indireto, com a preposição a.

Qual é a regência do verbo atender?

A regência do verbo atender é maioritariamente facultativa. Esse verbo atua como transitivo direto, sem a presença de uma preposição, e como transitivo indireto, com a presença da preposição a.

Onde usar ao?

A palavra “ao” é a junção de duas outras, a preposição “a” e o artigo “o”. Ao usar essa preposição junto a um adverbio de lugar, o locutor afirma que o lugar a que ele se refere é o seu destino. Quando você vai, você vai A algum lugar, e este lugar é o seu destino.

Como utilizar ao?

Em ao ocorre a contração da preposição a com o artigo definido masculino o (a + o = ao). A preposição a, tendo sua origem na preposição latina ad, indica um movimento até um determinado lugar. Assim, é usada com verbos de movimento para indicar que quem vai, vai a algum lugar.

Qual é o significado do verbo visar?

b) Quando o verbo “visar” possuir o sentido de “dar ou pôr visto (em algum documento)”, ele será também transitivo direto e, portanto, acompanhado de um objeto direto: Exemplo: Era necessário visar o passaporte antes do embarque.

Quando usar visando?

Significado de Visando Visando vem do verbo visar. O mesmo que: tendendo, mirando, atirando, disparando, olhando, pretendendo.

Quando usar visam?

A opção por 'visam' (do presente do indicativo) coloca o processo no plano da certeza, da realidade (é tido ou dado como certo que as ações visam sanar o problema). A opção por 'visem' (do presente do subjuntivo) põe o processo no plano da suposição, da hipótese, da dúvida.

Quanto a quanto a crase?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.


Tudo sobre turismo e aventura