Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.

Foi ao ou no?

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

Qual a forma correta de escrever eu é fulano ou fulano é eu?

Quando no sujeito composto há um da 1. ª pessoa do singular (eu), é boa norma de civilidade colocá-lo em último lugar: Carlos, Augusto e eu fomos promovidos.

Que vai fazer ou quem vai fazer?

Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Como usar ao e no?

Por exemplo, quando estamos apertados e dizemos que vamos “no banheiro”, cometemos um erro de gramatica. Indo direto ao ponto, o correto seria falar “vou ao banheiro” ao invés de “no banheiro”, porém essa decisão não é aleatoria.

Como utilizar ao?

“O prefeito atendeu ao nosso requerimento.” “O prefeito atendeu às necessidades da cidade.” Tradicionalmente, então, o sujeito atende ao telefone para atender o cliente (diferenciando-se a pessoa do objeto qualquer).

Qual é o certo eu e a pessoa ou a pessoa e eu?

No entanto, quando se pretende realçar a outra ou outras pessoas por qualquer motivo (delicadeza em relações sociais, responsabilização, etc.), podemos antepor à nossa pessoa (eu) as outras com quem estamos a falar ou a quem nos referimos.

Irá fazer ou vai fazer?

Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo 'ir' no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma 'Fulano irá fazer um discurso' não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).

Irão fazer ou vão fazer?

As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais. A forma irão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.

Estou indo a ou na?

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.


Tudo sobre turismo e aventura