A construção correta é trata-se de. Sempre que o sujeito indeterminado está representado pelo pronome se, o verbo usa-se na terceira pessoa do singular: Trata-se de problemas sociais complexos.

Qual é correto deve se ou Devem-se?

Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.

Quando eu uso se se?

O 1º se é sempre conjunção condicional. – indicativo de verbo pronominal: Não sabe se se despede agora ou não, se se casa ou se se deita e espera.

Que consiste sinônimo?

1 é, equivale, traduz-se, representa, significa, vale, corresponde, simboliza, expressa-se. Exemplo: Ser confiante consiste, acima de tudo, em gostar de si mesmo. É feito ou formado por: 2 constitui-se, forma-se, compõe-se, consta, compreende, contém, integra, abarca, abrange.

Qual a transitividade do verbo tratar?

Significado de Tratar verbo transitivo direto Comportar-se de certo modo: tratamos o professor com respeito. verbo transitivo indireto Versar; ser a razão ou a temática de: a palestra trata do alcoolismo. Palestrar; conversar com alguém, trocando pontos de vista: tratei com o diretor acerca do salário.

Quando o se é índice de indeterminação do sujeito?

g) Índice de Indeterminação do Sujeito: vem acompanhando um verbo transitivo indireto, um verbo intransitivo (sem sujeito claro), um verbo de ligação ou um transitivo direto, em casos de objeto direto preposicionado. Serve para indicar que o Sujeito da oração é indeterminado.

Deve Manter-se ou deve se manter?

Considero que, em substituição de «O sigilo deve ser mantido.», só é correcta a frase «Deve manter-se o sigilo.» A partícula apassivante deve ligar-se ao verbo manter. Por alguns motivos, assim o defendo: 1.º – Os pronomes clíticos devem estar junto do verbo ao qual dizem respeito (critério lógico).

Devem se considerar?

Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras. O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular. Quando houver partícula apassivadora, dir-se-á que a oração está na voz passiva sintética, e o verbo terá de concordar com o sujeito paciente.

Não deve ou não se deve?

Como o sujeito está no plural, o verbo também tem de estar. Por isso o auxiliar fica no plural: “devem”. A frase equivale à seguinte: “Os filhos não devem ser premiados pelas notas”. A segunda frase, porém, não tem locução verbal – “pretender” não é verbo auxiliar.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.


Tudo sobre turismo e aventura