A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto).

O que a tireoide pode causar?

A produção excessiva de hormônios tireoidianos pode causar no indivíduo sintomas como insônia, nódulos no pescoço, nervosismo, intestino irregular, perda ou ganho de peso, sensação de calor excessiva, fraqueza muscular.

O que acontece se não tratar a tireoide?

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

O que tomar quando a tireoide está inflamada?

Tratamento: o tratamento para esse tipo de tireoidite é feito com medicamentos para aliviar os sintomas, principalmente com anti-inflamatórios, como Naproxeno, por exemplo. Em casos de sintomas intensos ou persistentes, pode ser indicado pelo endocrinologista o uso de corticóides, como Prednisona.

Que remédio é bom para tireoide?

Os medicamentos como a levotiroxina, propiltiouracil ou metimazol são usados no tratamento de desordens da tireoide, como hipotireoidismo, hipertireoidismo ou tireoidite, já que ajudam a regular o funcionamento desta glândula e aliviar os sintomas causados por essas alterações.

Quais são os riscos do hipertireoidismo?

Excesso dos hormônios produzidos pela tireoide pode causar fraqueza nos músculos, perda de cálcio nos ossos e dificuldade para engravidar, nervosismo, irritação, insônia, tremores, aumento da frequência cardíaca e perda de peso.

Quem tem hipertireoidismo emagrece?

“Apesar de poder ocorrer um emagrecimento em pacientes com hipertireoidismo, isso não significa que a perda de peso seja saudável, pois nesses casos há também um maior consumo de massa muscular e massa óssea, além da massa gordurosa, que leva a pessoa a relatar fraqueza, indisposição, perda do condicionamento físico e ...

Quais os principais riscos de uma pessoa com hipotireoidismo?

Quando o hipotireoidismo não é tratado, o risco é o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, aumento do colesterol —o que poderia obstruir as artérias, impedir o fluxo normal da circulação e levar ao infarto.

Pode morrer de hipotireoidismo?

Em sua forma mais suave, apenas dá sinais de fraqueza ou sensação de desconforto. Em seu aspecto mais grave, no entanto, a doença pode até matar.


Tudo sobre turismo e aventura