Esse uso se torna generalizado: 'te' para lá e para cá, não importando que haja objeto direto ou indireto, ou que a frase não respeite a regra gramatical. Por isso, Deus o proteja se torna Deus lhe proteja ou Deus te proteja.

Que Deus nos proteja ou nos protejam?

Presente do subjuntivo: que eu proteja, que tu protejas, que ele proteja, que nós protejamos, que vós protejais, que eles protejam. Imperativo afirmativo: proteja ele, protejamos nós, protejam eles. Imperativo negativo: não protejas tu, não proteja ele, não protejamos nós, não protejais vós, não protejam eles.

Que Deus nos proteja ou protega?

Que Deus nos proteja ou protega? A forma correta de escrita da palavra é protege, com g. A palavra proteje, com j, está errada. Protege é a forma conjugada do verbo proteger na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele protege) e na 2ª pessoa do singular do imperativo (protege tu).

Que Deus proteja a todos ou todos?

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

Que Deus te ilumine ou lhe ilumine?

Ela se refere à pessoa diretamente. O 'o' é a terceira pessoa e o 'te' é a segunda pessoa. Quando me refiro a 'seu' ou 'dele' utilizo o pronome LHE. só devemos utilizar o 'lhe' quando o verbo 'abençoar' pedir o pronome referindo-se a outra pessoa.

Que Deus os tenha no plural?

A forma correta de escrita da palavra é tenham, com -m final. A palavra tenhão, com o ditongo final -ão, está errada. Tenham é a forma conjugada do verbo ter na 3. ª pessoa do plural do presente do subjuntivo (que eles tenham) ou na 3.

Como escreve que Deus os abençoe?

Abençoe está nas terceiras pessoas dos modos Subjuntivo e Imperativo. No modo Subjuntivo, integra o tempo Presente: Que Deus o(a) abençoe. Já no Imperativo, aparece tanto afirmativo quanto no negativo: Abençoe esta criança. / Não abençoe este pecador.

É correto usar a todos e a todas?

Dizer “Bom dia a todos” seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso “neutro” que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

É correto dizer a todos e todas?

Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída. Ao contrário, “todas” é um pronome indefinido excludente, isto é, que suprime a audiência masculina.

Que Deus te dê ou lhe dê?

Embora a ideia não seja fazer um trocadilho, a curta leva em conta a culta, ou melhor, a norma culta. Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.


Tudo sobre turismo e aventura