Sempre serão separados do segundo elemento por meio de hífen: a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.

Como usar a partícula ex?

Quando unido por hífen a um nome , indica que o nome indicado deixou de ser aquilo que era (ex.: ex-casal; ex-mulher) ou de exercer o cargo ou função que tinha (ex.: ex-presidente).

Como usar a partícula Apassivadora se?

A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador 'se' + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.

Como escrever Ex-patrão?

1. Ex-chefe. Pessoa com a qual você tenha trabalhado há algum tempo atrás. Um patrão que não seja mais o seu patrão ou um líder que não o lidere mais.

O que é ex em latim?

Vem de ex-, “fora”, com o Latim cedere, “ir, deslocar-se”. Ficou com o sentido de “ir além, partir à frente”. Podemos falar também em excitar, de ex-, mais citare, relacionado a ciere, “colocar em movimento, chamar, convidar, dar desejo”.

Qual a nova regra do hífen?

O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

O que perdeu o hífen?

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Como se escreve ex presidente ou Ex-presidente?

Pessoa que já foi presidente. Plural: ex-presidentes. Plural: ex-presidentes.

Como colocar em um texto a fala de uma pessoa?

A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério.

Como usar se corretamente?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o 'um'. Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.


Tudo sobre turismo e aventura