Já o “mim” é um pronome pessoal do caso oblíquo tônico (aqueles que têm a pronúncia mais forte e aberta), empregado como objeto indireto e estará sempre acompanhado de uma preposição ao final da frase, por exemplo: “Você trouxe o jantar para mim?” e “Eu disse para ele contar pra mim”.

É correto falar a mim?

4) Nas palavras de Laudelino Freire, 'é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo'3.

Qual a diferença entre o uso de ME e mim?

Diferente do mim, o me é um pronome pessoal do caso oblíquo átono, está sempre associado a um verbo e pode assumir, portanto, a função de objeto direto ou indireto.

Qual a diferença entre mim e você?

Está correto o uso do pronome pessoal oblíquo tônico mim porque os pronomes pessoais do caso oblíquo assumem a função de objeto indireto. O uso de você está correto porque é um pronome pessoal de tratamento, bem como o senhor e a senhora.

Quanto a mim ou quanto a mim?

2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

É igual a mim ou igual a eu?

No entanto, a supressão da preposição, em algumas circunstâncias, soam mais adequadas. Por exemplo: 'Meu filho faz igual eu'. Neste caso, subentende-se que meu filho faz igual eu faço. Ou seja, por se tratar de um verbo o elemento oculto, é exigível o uso do pronome reto 'eu', e não do seu correspondente oblíquo.

O que vem primeiro eu ou você?

Sempre soube que o correto era o pronome eu por último, mas meu professor me deixou em dúvida. Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)

É de mim ou de eu?

O correto é : 'Tinha uma foto de MIM na academia' O MIM é um pronome oblíquo tônico e surge após uma preposição: para mim, de mim, por mim. Exemplo: 'Ela foi fazer aquele trabalho para mim' 'De EU'não existe! Ao contrário do que muita gente pensa, o EU sempre vem sempre antes do verbo determinando uma ação.

Como eu ou como mim?

3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).

Quanto à ela ou quanto a ela?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.


Tudo sobre turismo e aventura