Resposta: a forma correta, com o acordo ortográfico, será 'pera', sem o acento circunflexo. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa eliminou os acentos diferenciais em palavras paroxítonas que haviam sido preservados na reforma ortográfica de 1971.

Tem acento na pera?

A forma correta é pera, sem acento no e. O nome pera deixa de levar acento gráfico, mas continua a pronunciar-se da mesma maneira.

Quando por tem acento?

O acento circunflexo atua como um acento diferencial, sendo escrito para facilitar na diferenciação do verbo pôr e da preposição por. Embora alguns acentos diferenciais tenham sido abolidos no atual acordo ortográfico, o acento circunflexo existente no verbo pôr deverá ser mantido.

Que acento foi extinto com a nova ortografia?

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes 'éi' e 'ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

Como pronunciar pera?

Qual é a diferença entre POR e por?

Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo.

Por quê ou por que quando usar?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais os acentos que foram retirados?

1ª) Nos acentos gráficos: a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoob) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...

Como usar pelo que?

Mesmo assim, ocorre a contração, tanto que não dizemos “por o que aconteceu”, mas “pelo que aconteceu”. A forma “pelo” pode, portanto, ser a contração da preposição “por” com o artigo “o” ou com o pronome demonstrativo “o”. Nunca ocorre “o” depois de “pelo”.

Quais as palavras que mudaram os acentos?

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.


Tudo sobre turismo e aventura