O verbo vir é um verbo muito irregular. Na sua conjugação, ocorrem alterações no seu radical (eu venho, que eu venha) e nas suas terminações (eu vim, ele vem, ele veio). Vem, sem acento gráfico, está na 3. ª pessoa do singular e vêm, com acento circunflexo, está na 3.

Qual a transitividade do verbo vir?

Significado de Vir verbo transitivo indireto, intransitivo e pronominal Dirigir-se ou ser levado de um local para outro, normalmente para o lugar onde estamos ou para seus arredores: a minha mãe virá a Minas Gerais; o aparelho virá de barco; abatido, vinha-se para o sofá e dormia.

Quando eu a ver ou quando eu a vir?

pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.

Quando você vir ou quando você vier?

As duas expressões estão corretas. Deverão ser utilizadas em situações diferentes uma vez que são formadas por verbos diferentes. Na expressão “quando ele vier” está sendo conjugado o verbo vir. Na expressão “quando ele vir” está sendo conjugado o verbo ver.

Qual a diferença entre vir e vim?

Isso vai depender da intenção de quem fala ou escreve. Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.

Quando é é verbo?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

O que é o verbo foi?

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Qual é a transitividade dos verbos vir e ir?

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido. Estabelece a regência verbal através do uso de uma preposição.

O que é verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Vão verbo transitivo?

O verbo 'Ir' será Transitivo Indireto no sentidos de deslocar-se de um lugar a outro: Ele vai a São Paulo duas vezes por mês. (não há intenção de permanecer) Meu dentista foi para o Rio de Janeiro.


Tudo sobre turismo e aventura