Isso vai depender da intenção de quem fala ou escreve. Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.

Vai vir é correto?

O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”.

Quando se usa o verbo vir?

Vir é a forma correta usada em locução verbal. É o termo usado em frases que fazem referência à 2ª pessoa do singular (tu/você) e 3ª pessoa do plural (eles). Exemplos com Vir: - Você pode vir aqui?

Vai dar ou vai dá?

Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.

Qual a diferença entre vai e ira?

As duas formas – irá e vai – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes pessoas/tempos gramaticais. Irá é a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo.

Vai vir tempo verbal?

Vai vir é uma locução verbal, ou seja, dois verbos que assumem o mesmo sentido, ocupando o lugar de expressão verbal. É formada por um verbo na 3ª pessoa do singular, no modo indicativo (vai) e um verbo no infinitivo (vir).

O que explica a confusão entre vir e vim?

Vir é usado para expressar um sentido oposto ao verbo “ir”, sendo uma das formas nominais do verbo: o infinitivo. Vim é usado para indicar uma forma flexionada do verbo “vir”: a primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo.

Quando você vir ou vier?

As duas expressões estão corretas. Deverão ser utilizadas em situações diferentes uma vez que são formadas por verbos diferentes. Na expressão “quando ele vier” está sendo conjugado o verbo vir. Na expressão “quando ele vir” está sendo conjugado o verbo ver.

Vai dar bom ou vai dá bom?

1. Vai da bom. Gíria brasileira usada para descontrair uma situação difícil, dando ânimo ou esperança para vencer ou superar a situação. Normalmente usada para devolver o ânimo para alguém que se encontra em situação difícil ou complicada.

Vai dar tempo ou vai dá tempo?

A frase que inicia o nosso artigo deve ser “Não vai dar tempo!”. “Dar” é a forma do verbo no infinitivo. O infinitivo impessoal “dar” deve ser empregado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e sem sujeito definido.


Tudo sobre turismo e aventura