Glossofobia: o medo de falar em público.

Como se chama a pessoa que tem medo de falar em público?

O suor excessivo nas mãos, coração mais acelerado, gagueira momentânea, perda da linha de raciocínio: esses são alguns dos sintomas mais frequentes da glossofobia, mais conhecida como medo de falar em público.

Tenho medo de falar em público, o que eu faço? | Dra. Maria Fernanda

O tratamento da glossofobia tem diferentes abordagens. A terapia comportamental é um dos métodos mais comuns e eficientes. Desse modo, por meio da psicoterapia a pessoa aprender a lidar com os sintomas, entender os gatilhos emocionais e melhora a sua qualidade de vida.

Porque tenho medo de falar em público?

O medo de falar em público pode ter sua origem ainda quando criança. Ou seja, situações onde a criança foi hostilizada, pela família ou pelos amigos, por exemplo. Ou até mesmo casos de bullying ou experiências de rejeição em relacionamentos interpessoal, servem como gatilhos para o desenvolvimento da glossofobia.

Tenho medo de falar em público, o que eu faço? | Dra. Maria Fernanda

Qual é a diferença entre glossofobia e sociofobia?

Glossofobia (do grego: glōssa (γλῶσσα), "língua" + fobos (φόβος), "medo" ou "temor") é o medo de falar em público. Muitas pessoas apenas possuem esta fobia, enquanto outras podem também possuir sociofobia. O medo de palco pode ser um sintoma de glossofobia.

O que é o que é claustrofobia?

As pessoas com claustrofobia têm receio de se sentirem presas e medo de sufocar, pelo que evitam espaços fechados ou sem janelas, mas também lugares com muita gente nos quais antevejam que os seus movimentos sejam limitados. Alguns exemplos de espaços que as pessoas com claustrofobia tendem a evitar: Elevadores.

Qual é a fobia mais rara do mundo?

A xantofobia está entre as fobias mais raras, é o medo irracional de amarelo. Qualquer coisa que contenha amarelo produz grande ansiedade para as pessoas que sofrem deste tipo de fobia. O sol, a palavra amarela, tinta amarela, geram sintomas em uma pessoa xantofóbica.

Quantas fobias existem?

O número de fobias possíveis é quase infinito. Os dicionários médicos assinalam muitas centenas. Os nomes das fobias são derivados da conjunção do nome grego que indica a coisa temida ao sufixo fobia.


Tudo sobre turismo e aventura