Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.

O que define um réptil?

Os principais representantes do grupo dos Répteis são as tartarugas, os lagartos, as serpentes e os crocodilos. Esses animais vertebrados evoluíram de um ancestral amniota, o mesmo que também deu origem ao grupo dos Mamíferos e das Aves.

Que tipo de animal é um réptil?

Os répteis constituem uma classe de animais vertebrados tetrápodes e ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. São todos amniotas, característica que lhes permitiu ficarem independentes da água para reprodução, ao contrário dos anfíbios.

Répteis para crianças - Animais vertebrados - Ciências para crianças

Onde vivem os répteis Os répteis podem ser encontrados em todo o mundo, exceto em áreas muito frias. O maior número e a maior variedade de répteis encontra-se nos países de clima tropical, como o Brasil. Esses animais podem viver na terra, em árvores, em túneis subterrâneos ou na água.

Répteis para crianças - Animais vertebrados - Ciências para crianças

Qual é o tipo de circulação dos répteis?

Nos répteis, assim como nos anfíbios, a circulação é dupla, passando o sangue duas vezes pelo coração.

Quais são os répteis mais conhecidos?

São exemplos de répteis: tartaruga, jabuti, cágado, cobra, serpente, jacaré, crocodilo, camaleão, iguana e lagarto.

O que é que os répteis comem?

O tipo de alimentação dos répteis varia conforme a espécie, alguns se alimentam de ovos, peixes, animais, outros de insetos e até mesmo flores, sementes e algas. Portanto, cada espécie possui sua própria característica de alimentação, influenciada diretamente pelo habitat em que vive.

O que é casca calcária?

Isto porque desenvolveram algumas características adaptativas, tais como: presença de casca calcária envolvendo o ovo e pele impermeável, seca, sem glândulas, revestida por escamas epidérmicas (nas cobras e lagartos), por placas córneas (nos crocodilos e jacarés) ou ainda por placas ósseas (nas tartarugas), formando ...

Quais são as características exclusivas dos répteis?

Esses animais não possuem glândulas e sua pele pode ser recoberta por placas, escamas, plastrões e carapaças. Essa característica permite que os répteis tenham grande vantagem em ambientes secos, tais como os desertos. Os répteis possuem sistema digestório completo e seus representantes, na sua maioria, são carnívoros.

Como os répteis podem ser classificados e quais as principais diferenças entre os grupos?

Os testudines são animais que se destacam pela presença de casco e bico córneo. Testudines ou quelônios são um grupo de répteis em que estão incluídos tartarugas, cágados e jabutis. Os cágados são animais de água doce e semiaquáticos. Os jabutis, por sua vez, são animais de ambiente terrestre.

Qual o tipo de animal?

Os animais são classificados em diversos filos, sendo muitos deles animais invertebrados (aqueles que não possuem vértebras). Os animais vertebrados que possuem crânio, vértebras e coluna dorsal pertencem ao Filo dos Cordados.

Que tipo de animal é o peixe?

Peixes. A primeira categoria de animais vertebrados que abordaremos neste texto é a dos peixes. Eles representam os vertebrados mais antigos e mais numerosos do reino animal. Os peixes têm vida aquática, podendo ser encontrados tanto em água salgada, como mares e oceanos, quanto em água doce, como rios, lagos e açudes.

Quais são os anfíbios mais conhecidos?

Os anfíbios mais conhecidos são os sapos, rãs e pererecas: os representantes da Ordem Anura. Eles não possuem cauda na fase adulta. Já os da Ordem Caudata, ou Urodela, representados pelas salamandras, apresentam corpo e cauda longa.

Quantas espécies de répteis são conhecidas?

Os répteis correspondem ao segundo maior grupo de tetrápodes atuais, com 10793 espécies, sendo que a grande maioria das espécies pertence ao grupo dos Squamata (10417 sp.), com quelônios (351 sp.) e crocodilianos (24 sp.) representando uma parcela significativamente menor desta diversidade (Reptile-Database 2019).

Tem répteis no oceano?

O que são répteis marinhos? Os répteis marinhos são animais que vivem em oceanos, mares, rios e lagos. Por esse motivo, possuem características específicas para poder nadar, mergulhar e viverem confortavelmente nesse habitat marinho.

Tem o corpo coberto de escamas e vivem na água?

OS PEIXES SÃO ANIMAIS VERTEBRADOS QUE VIVEM NA ÁGUA. SÃO ANIMAIS AQUÁTICOS. POSSUEM A PELE COBERTA POR ESCAMAS. TAMBÉM TÊM A CAPACIDADE DE RESPIRAR EMBAIXO DA ÁGUA.

Como são os anfíbios de um exemplo?

Os anfíbios são os animais que vulgarmente chamamos de sapos, rãs, pererecas, carrascos, salamandras, tritões e cobras-cegas ou cecílias. Todos estes fazem parte da Classe Amphibia, que é dividida em três Ordens.

Qual o tipo de circulação dos anfíbios?

Em anfíbios, o coração apresenta dois átrios e um ventrículo, assim como em répteis, com exceção dos crocodilianos, onde há um septo interventricular. Em animais homeotérmicos, aves e mamíferos, o coração é completamente dividido em átrios e ventrículos direito e esquerdo, com dupla circulação.

Como são a circulação e excreção dos répteis?

Como nos anfíbios, o coração dos répteis apresenta três cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo. No entanto, mesmo nos crocodilianos observa-se mistura dos tipos de sangue (venoso e arterial) que passam pelo coração, embora em proporção menor do que nos anfíbios. ...


Tudo sobre turismo e aventura