verbo transitivo direto e bitransitivo Fazer com que alguma coisa seja entendida; explanar: explicar uma teoria; explicar a matéria aos alunos. verbo transitivo direto e pronominal Providenciar uma justificativa ou desculpa; desculpar-se: preciso explicar meu comportamento; o presidente explicou-se ao povo.

Como se escreve o nome explicar?

explicarexplicar | v. tr.

Qual a transitividade do verbo viver?

Classifica-se como transitivo direto no sentido de “passar a vida”: Vivemos uma vida agradável; e transitivo indireto no sentido “viver de, sustentar-se de”: Vivia da ajuda de seus pais.

Quais são os verbos transitivos diretos?

Os verbos classificados como transitivos diretos são aqueles que precisam de um objeto direto para completar o sentido na frase, mas que não demandam preposição obrigatória. É importante dizer que o objeto direto responde às perguntas: “o que?” ou “quem?”.

E explicar ou explicar?

O correto é explicar. Explicar é tornar claro, compreensível. A forma correta de escrever é explicar. A forma esplicar não existe e não deve ser usada.

Qual a diferença entre justificar ou explicar?

Explicar algo é apresentar fatos ou ideias que digam o porquê de uma determinada coisa. Justificar, por sua vez, é apresentar fatos ou ideias que tornem algo justo, ou seja, legítimo, legal.

Qual é o adjetivo de explicar?

Significado de Explicado adjetivo Que foi alvo de explicação; que pode ser entendido; que é inteligível. Etimologia (origem da palavra explicado). Part. de explicar.

Qual substantivo de viver?

Habitar, residir, morar: vive na Europa há dez anos.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. Carlos ofereceu. Carlos ofereceu o quê a quem?


Tudo sobre turismo e aventura