São três os materiais de moldagem mais utilizados: alginato, godiva e silicone. Todos eles permitem fazer uma boa moldagem, mas trazem particularidades que podem ser vantajosas ou não para o seu consultório. Conheça melhor cada um deles.

Como escolher a moldeira correta?

Para saber se uma moldeira é adequada ou não para o nosso paciente, ao experimentá-la devemos verificar se ela cobre todos os dentes, verificando se os últimos também estão incluídos neles, ou seja, se não estão impressionados com o material sem qualquer suporte fixo sob ele.

Quando usar moldeira parcial?

A moldeira individual com o material de moldagem têm por função reproduzir fielmente em suas três dimensões o maxilar e a mandíbula, no seu comprimento, largura e altura. A moldeira individual é específica para o paciente em tratamento.

Quais os tipos de moldeiras Odontologicas?

As moldeiras convencionais (de estoque) podem ser divididas, conforme sua apresentação, em lisas ou perfuradas. As perfuradas são geralmente utilizadas quando há a necessidade de maior retenção do material de moldagem à moldeira, caso do alginato. Já as moldeiras lisas são utilizadas para godiva.

TIPOS DE MOLDEIRAS ODONTOLÓGICAS/2021

São utilizadas com intuito de reproduzir a arcada do paciente utilizando como material de moldagem alginatos ou outros materiais de impressão.

TIPOS DE MOLDEIRAS ODONTOLÓGICAS/2021

Para que serve a moldeira individual?

A moldeira individual é preconizada para a realização da moldagem funcional, confeccionada a partir de um modelo pre- liminar realizado com moldeiras de estoque, para determinar os limites da área basal de acordo com a fisiologia das estruturas anatômicas presentes.

O que é uma moldeira?

Significado de Moldeira substantivo feminino Utensílio em que se põem as substâncias para as moldagens. Etimologia (origem da palavra moldeira). Molde + eira.

Quais características que a moldeira individual deve possuir?

A moldeira individual deve conter espessura de aproximadamente 1 a 2 mm em toda a sua extensão (ASSAOKA, 2010), lisura, e manter distância de 2 a 3 mm entre a borda da moldeira e o fundo de sulco, além de desgastes nas regiões dos freios e inserções musculares, e retenções em toda a extensão da moldeira, para evitar o ...

Quais são os materiais Anelasticos?

MATERIAIS DE MOLDAGEM ANELÁSTICOS Gesso tipo l Godiva Pasta óxido de zinco e eugenol MATERIAIS ANELÁSTICOS Grupo de materiais que não sofrem distorções.

Qual a diferença entre silicone de adição e condensação?

Além disso por não sofrer alterações pode ser vazado em até 14 dias depois mantendo a mesma fidelidade inicial. Outro ponto é que diferentemente do silicone de condensação o molde feito com o silicone de adição pode ser vazado até 3 vezes sem problema algum.

Quais são os materiais de moldagem utilizados na odontologia e sua composição e características?

Existem inúmeros materiais de moldagem, dentre eles destacam-se os elastômeros, que são materiais elásticos não aquosos. São eles: silicone polimerizado por adição, silicone polimerizado por condensação, poliéter e polissulfeto.

É altamente recomendado o uso de adesivo próprio aplicado na moldeira?

Utilize o adesivo apropriado para moldeiras Uma precisão máxima só pode ser alcançada com o uso de adesivo. Isto garante que o material de moldagem seja mantido na moldeira durante o endurecimento e a remoção da moldeira da boca do paciente.

Precisa de fazer molde da boca para usar aparelho fixo?

É preciso fazer molde para colocar aparelho fixo? Para todos os tipos de tratamentos com aparelho dentário é necessário fazer o molde.

Quais são as técnicas de moldagem?

As técnicas de moldagem avaliadas foram: 1-técnica de moldagem em fase única; 2- técnica do reembasamento, com alívio de 1mm para o material leve; 3 – técnica do reembasamento com alívio de 2mm para o material leve e 4- técnica do reembasamento com alívio em plástico de polietileno ("PVC").

Quais as etapas de uma moldagem?

A moldagem por injeção é um processo dinâmico e cíclico que pode ser dividido, simplificadamente, em seis etapas sucessivas: fechamento do molde, dosagem, preenchimento, recalque, resfriamento e extração.

Como são classificados os materiais de moldagem?

Os materiais de moldagem se dividem em anelásticos e elásticos. Os materiais anelásticos possuem como exemplo a Godiva e a Pasta de Óxido de Zinco e Eugenol. Já os materais Elásticos ainda podem ser divididos em Hidrocolóides ou Elastômeros. Os Hidrocolóides podem ser reversíveis ou irreversíveis (alginato).

O que é alginato odontológico?

O alginato ou hidrocolóide irreversível é um dos materiais de moldagem mais aceitos e utilizados na Odontologia. Os fabricantes produzem o pó de alginato contendo vários componentes, com diferentes finalidades.

Qual a diferença entre moldeira individual e base de prova?

Quais as diferenças entre base de prova e a moldeira individual? Moldeira individual: presença de cabo, maior espessura, limite aquém do fórnice de vestíbulo, maior alivio de áreas retentivas e é obtida pelo modelo anatômico.

Como é feita a moldagem funcional?

A moldagem funcional consiste em duas etapas - o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita - e tem como objetivos reproduzir os tecidos da área chapeável e determinar a extensão da prótese total12,13,19.

Qual ou quais critérios devemos analisar antes de iniciarmos as moldagens para confecção de uma prótese total?

O passo inicial para a moldagem anatômica é a seleção adequada da moldeira de estoque para desdentados totais, que deve apresentar uma menor profundidade (ser mais rasa) e apresentar, nas bordas, a anatomia semelhante ao que é encontrado na região de fundo de vestíbulo oral, com os recortes correspondentes às inserções ...


Tudo sobre turismo e aventura