Com o intuito de garantir o desenvolvimento das competências específicas de área, cada componente curricular possui – conforme indicado no texto da BNCC – um conjunto de habilidades que estão relacionadas aos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) e que se organizam em unidades temáticas.

O que é um componente curricular?

Os Componentes Curriculares são matérias acadêmicas que compõe o itinerário curricular do Curso, com creditação e carga horária pré-definida.

Qual o componente curricular de ciências?

A disciplina possibilita entender o componente curricular de modo fragmentado, num método cartesiano de reflexão que apresenta uma visão universalizante da matéria. Já o componente curricular oferece fragmentações da área de conhecimento cujo itinerário curricular é estruturado.

O que é componente curricular em um plano de aula?

Um componente curricular é a disciplina acadêmica que compõe a grade curricular de um determinado curso de um determinado nível de ensino. É obrigatória sua inclusão e ministração com a carga horária mínima determinada na grade, a fim de que o curso tenha eficiência e validade.

COMO FAZER UM PLANO DE AULA / BNCC (PASSO A PASSO) COMPLETO

Em geral, o 6º ano trabalhava Terra e Universo, o 7º, Seres Vivos e o 8º, Corpo Humano e o 9º, Matéria e Energia, por exemplo. O ensino de Ciências alinhado à Base deve ser feito em torno de três unidades temáticas que se repetem ano a ano.

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O que é objetivo do componente curricular?

Seu objetivo é “sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes” (p. 7). Tais objetivos de aprendizagem servem de “articulação entre a singularidade das áreas do conhecimento e de seus componentes e as especificidades dos estudantes ao longo da educação básica” (p.

O que são competências específicas de componentes curriculares?

As competências específicas promovem a articulação entre as áreas tanto de forma horizontal, integrando os componentes curriculares, quanto vertical, na progressão dos Anos Iniciais aos Anos Finais e na continuidade das experiências dos alunos.

O que é componente curricular na educação infantil?

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Quais os componentes curriculares do Ensino Fundamental?

Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim organizados em relação às áreas de conhecimento: I – Linguagens: a) Língua Portuguesa; b) Língua materna, para populações indígenas; c) Língua estrangeira moderna; d) Arte; e) Educação Física; II – Matemática; III – Ciências da Natureza; IV – ...

Qual a importância dos componentes curriculares?

Tem como objetivo, numa visão dialética, integrar as áreas de conhecimento e o mundo do trabalho. ... mas por áreas, de maneira a fomentar uma compreensão interdisciplinar do conhecimento”. (MOZENA; OSTERMANN, 2014, p. 1403-5).

Como é organizada a BNCC para o Ensino Fundamental?

Na etapa de ensino fundamental, a BNCC está organizada em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. As áreas do conhecimentos, por sua vez, dividem-se em componentes curriculares, que guardam as especificidades dos saberes próprios que os constituem.

Como é estruturada a organização curricular do Ensino Fundamental?

Assim como acontece para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental é estruturado a partir das competências gerais. O Ensino Fundamental se organiza em cinco áreas do conhecimento, que favorecem o trabalho dos componentes curriculares de forma integrada, sem deixar de preservar as especificidades de cada componente.

Quais são as competências específicas?

Competências Específicas de Linguagem para o Ensino Fundamental. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

Quais são as competências específicas da matemática?

Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.

O que são objetivos de aprendizagem na BNCC?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

Quais os objetivos de aprendizagem da BNCC?

Seu objetivo principal é transformar a educação brasileira para que todos os estudantes, em todo o país e independente de condições econômicas e classe social, adquiram as mesmas aprendizagens essenciais, uma vez que a educação é um direito de todos.

Quais são os objetivos da BNCC?

Qual é o objetivo da BNCC? A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.

Quais são as 5 áreas do conhecimento?

São elas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

Qual a área de conhecimento?

Quais são as áreas do conhecimento? De maneira geral, considera-se que as grandes áreas do conhecimento são humanas, exatas e biológicas. Há definições que trazem mais especificidades, as quais, geralmente, surgem dessas três bases.


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