Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

O que significa o termo custo?

Significado de Custo substantivo masculino Despesas ou desembolsos feitos por uma pessoa ou firma para realizar determinada tarefa: cálculo de custos. O que um objeto custa; o que por ele se paga: o custo da produção. Valor de um objeto, especialmente de preço elevado: porcelana de alto custo.

Quais são 9 principais custos logísticos e como eles são inseridos na logística?

1.6. Nesse cenário, existem despesas que são fixas e variáveis. Veja alguns exemplos: Custos fixos: aluguel e taxas do espaço físico; equipamentos; salários; impostos. Custos variáveis: manutenção; mão de obra e horas extras; seguros de cargas; pneus, combustível e lubrificantes; compra de peças.

O que é custo definição de autores?

Segundo Martins (2001) descreve que custo é o esforço financeiro despendido para a aquisição de um bem ou serviço utilizado na produção de outro bem ou serviço, e conforme Horngren, Foster e Datar (2000, p. 19), “recursos sacrificado ou de que se abre mão para um determinado fim”.

Qual a diferença entre custos e despesas?

Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

Qual é a diferença entre custo e custeio?

O custeio é a apropriação dos custos de produção aos produtos, sendo que, a depender de qual tipo será utilizado pela empresa, haverá diferentes valores de custos, estoques, despesas e resultados para a empresa.

O que são custos logísticos e quais itens estão incluídos?

Itens como combustível, seguro de cargas, pneus, lubrificantes, peças e manutenções eventuais, são classificados como gastos variáveis. Por outro lado, o custeio de salários dos funcionários, depreciação de veículos e máquinas, tributos incidentes sobre as operações, patrimônio e frota, são tidos como custos fixos.

Quais são os custos de uma empresa?

O custo médio para abrir uma empresa e ter um CNPJ varia de acordo com o Estado. O gasto com documentação e contador pode variar de R$ 500,00 até R$ 1500,00. Uma vez aberta a empresa, há também os custos iniciais da operação que são: Aluguel, funcionários, conta de água, luz, telefone, contador e impostos.

O que significa custeio para o autor Martins?

MARTINS 2018 O autor define que Custeio significa apropriação de custos e equipara o Custeio por Absorção e o Custeio Variável ao ABC e RKW Page 9 XXVI Congresso Brasileiro de Custos – Curitiba, PR, Brasil, 11 a 13 de novembro de 2019 PADOVEZE 2018 O autor considera vários métodos como por absorção, sendo eles o ABC, ...

O que são despesas Segundo autores?

As despesas, segundo Most (1977, p. 421) são os recursos usados durante um período que são expressos em termos monetários, independentemente de terem sido originados de gastos presentes, passados ou futuros.

O que são custos Inventariáveis?

R - Custos inventariáveis são todos os custos de um produto considerados ativos quando incorridos e que depois se tornam os custos de mercadorias vendidas quando o produto e vendido.

Qual a diferença entre custo e despesa que pode ser evidenciada na DRE?

Os custos integram o valor dos estoques, enquanto as despesas são apenas deduzidas do resultado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

O que é o método de custeio?

Método de custeio é a forma com que as organizações agregam aos preços de venda os seus custos de fabricação.

O que é custeio na contabilidade de custos?

Custeio consiste na realização de levantamentos e cálculos que permitem determinar quais são os custos de uma empresa. É parte fundamental das atividades da contabilidade. Quanto mais complexas ficam as operações de um negócio, mais difícil é manter o controle sobre seus custos.

O que é um sistema de custeio?

Um método ou sistema de custeio está relacionado ao modo pelo qual os custos são apropriados à produção. A definição do sistema de custeio pode ter grande influência nos custos de uma empresa, pois, de acordo com o sistema adotado, determinados custos podem ou não fazer parte dos custos de produção.

Quais são os três principais componentes logísticos?

A logística é composta de atividades primárias (transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos) que possuem fundamental importância no aumento do nível de serviço e nos custos e de atividades secundárias, consideradas de apoio (armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e ...

Quais os objetivos dos custos logísticos?

A gestão deste custo é feita através dos pré - cálculos, que permite determinar os padrões de custos de produção ou mercadoria. O maior objetivo da logística é então atingir um nível de serviço de atendimento ao cliente no menor custo possível.

Quais são os elementos de custo?

O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. Material direto é aquêle cuja transformação pela mão-de-obra direta leva ao produto acabado.

O que são custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

Quais os tipos de custos de produção?

O custo de produção é um indicador dos gastos relacionados ao processo produtivo de uma empresa. Dessa maneira, ele pode ser dividido entre custos indiretos, mão de obra direta e material direto.


Tudo sobre turismo e aventura