Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. Segundo Marco Antônio Moreira "a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação ...

Qual o objetivo da aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Que é aprendizagem significativa Segundo David Ausubel?

A aprendizagem significativa é aquela em que o professor tem um papel de mediador, sempre se utilizando do conhecimento prévio do aluno para a aquisição de novos conhecimentos. Nesse processo os conhecimentos já existentes adquirem novos significados o que torna a aprendizagem relevante e permanente.

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL

O que é aprendizagem significativa segundo Piaget?

A aprendizagem significativa em uma ótica piagetiana A assimilação designa o fato de que é do sujeito a iniciativa na interação com o meio. Ele constrói esquemas mentais de assimilação para abordar a realidade. Todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem à realidade supõe um esquema de assimilação.

Qual a teoria de David Ausubel?

A teoria de David Ausubel foca a aprendizagem cognitiva e, como tal, propõe uma explicação teórica do processo de aprendizagem. Ausubel baseia-se na premissa de que existe uma estrutura na qual organização e integração de aprendizagem se processam.

Quais as condições fundamentais para que a aprendizagem significativa aconteça quais as suas características?

De acordo com ele, há duas condições para que a aprendizagem significativa ocorra: o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária (leia o trecho de livro no quadro à direita).

Como promover a aprendizagem significativa?

Para que a aprendizagem ocorra é preciso que, primeiramente, o educando construa um sentido pessoal e que isso se transforme em significado social. Logo, a primeira preocupação do professor deve ser a de ajudar o aluno a construir sentido sobre o que irá aprender e não a de apresentar conceitos e procedimentos prontos.

Como conseguir trabalhar a aprendizagem significativa com seus futuros alunos?

A construção do conhecimento é construída pelo diálogo e debates entre diferentes modos de pensar, mediados pelas vivencias e experiências de mundo. Para que o processo de ensino e aprendizagem seja significativo, fica imprescindível, investimento nos valores pessoais, construtos do caráter do aluno.

Qual o papel do professor na aprendizagem significativa?

O papel do docente na promoção da aprendizagem significativa é de buscar diferentes formas criativas e estimuladoras, desafiando as estruturas conceituais dos alunos, provocando a instabilidade cognitiva, através da prática de experiências e interações sociais.

Qual o conceito de aprender?

Aprender é a capacidade de adquirir algum tipo de conhecimento. Normalmente, está associada ao ser humano, mesmo assim não devemos esquecer que alguns animais também possuem essa capacidade. Aprendemos porque somos inteligentes, isto significa que nosso cérebro está projetado para assimilar conhecimento.

O que significa a palavra Subsunçores?

Em termos simples, subsunçor é o nome que se dá a um conhecimento específico, existente na estrutura de conhecimentos do indivíduo, que permite dar significado a um novo conhecimento que lhe é apresentado ou por ele descoberto.

Como trabalhar com aprendizagem significativa?

Para que a aprendizagem seja significativa, o professor deve criar um ambiente em sala de aula, que seja propício à aprendizagem, com aulas práticas e demonstrativas, tornando-se orientador e motivador dos alunos.

Como garantir propostas de aprendizagens significativas nos planejamentos escolares?

Para além dos muros: Propor práticas pedagógicas que envolvam agentes e espaços externos à escola, conectando a aprendizagem com o território e a cidade; valorizar a cultura local na qual a escola está inserida; criar ações específicas para integrar a comunidade local nos projetos da escola.

Como o professor pode garantir a aprendizagem significativa de seus alunos?

Procure novas formas de desafiar os alunos! O nosso principal papel como professores na promoção de uma aprendizagem significativa é desafiar os conceitos já aprendidos, para que eles se reconstruam mais ampliados e consistentes, tornando-se, assim, mais inclusivos em relação a novos conceitos.

Quais as condições para aprender?

Fatores como condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição também são considerados determinantes para a aprendizagem do aluno na escola e fora dela. São condições fundamentais para que a criança tenha a sua saúde preservada e mantenha as condições físicas e psicológicas necessárias à aprendizagem.

Quando falamos em processo de ensino e aprendizagem estamos falando de algo muito sério?

Agora, quando falamos em processo de ensino e aprendizagem, estamos falando de algo muito sério, que precisa ser planejado, com qualidade e intencionalidade.

O que é necessário para que a aprendizagem ocorra?

O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.

Qual a centralidade apontada na teoria da aprendizagem de David Ausubel?

Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. ... Os subsunçores são estruturas de conhecimento específicos que podem ser mais ou menos abrangentes de acordo com a freqüência com que ocorre aprendizagem significativa em conjunto com um dado subsunçor.

O que diz a teoria cognitivista?

A Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. ... Esta teoria da assimilação de Ausubel, como uma teoria cognitiva, procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente dos seres humanos.

O que é aprendizagem Superordenada?

Para Ausubel, Novak e Hanesian (1980) a nova aprendizagem será superordenada quando se aprende uma nova proposição inclusiva que condicionará o surgimento de várias ideias, ocorrendo no curso do raciocínio ou quando o material apresentando é organizado indutivamente ou envolve a síntese de ideias compostas.

O que é afinal aprendizagem significativa resenha?

A Aprendizagem Significativa é uma teoria que integra, socializa e dinamiza a aprendizagem mediante o conhecimento prévio do aluno ao mais elaborado e sistematizado. Por meio de uma prática educativa significativa pode se alcançar um ensino transformador na reciprocidade na relação entre professor e aluno.


Tudo sobre turismo e aventura