O ideal é colocar rampas de acesso e nivelar o piso (principalmente nas áreas externas). A escola precisa construir rampas de acesso que permitam que o aluno chegue sem dificuldade até salas de aulas, andares superiores, bibliotecas, lanchonetes, quadras, brinquedos, salas de informática e demais ambientes.

O que a escola precisa ter para garantir às pessoas com deficiência?

O esclarecimento e a comunicação efetiva são as melhores formas de combater eventuais impactos negativos no processo de inclusão. É natural que alguns alunos possam ter dificuldades em lidar com outras crianças e jovens portadores de deficiência, especialmente se não estão acostumados com esse tipo de socialização.

Qual o papel da escola na inclusão de alunos especiais?

Na educação inclusiva, a escola e a família têm papéis complementares no processo de ensino e aprendizagem. ... Já a escola é responsável por estimular a socialização dessas crianças e democratizar o acesso ao conhecimento. Dessa forma, é fundamental haver uma relação de colaboração e confiança entre a escola e a família.

Inclusão Escolar - Um desafio a ser superado

Enfim, para incluir o aluno em condições adequadas na escola regular e no ensino comum, é preciso que haja acesso ao currículo com as devidas adaptações curriculares, e que esse currículo seja flexível e dinâmico, com envolvimento de todos os profissionais da educação e que o professor busque e receba uma formação ...

Inclusão Escolar - Um desafio a ser superado

Quais são as práticas inclusivas?

Conhecer e debater com os alunos os conceitos de capacitismo e acessibilidade são exemplos de práticas inclusivas na escola. ... No capacitismo, questiona-se a capacidade do outro, ou seja, é um tipo de preconceito. Eliminar o capacitismo dentro de uma instituição de ensino é papel de todos.

O que deveria se feito para que a escola se tornasse um lugar com mais acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais?

De acordo com norma brasileira NBR 9050(2015) pode-se observar que a escola deve realizar inúmeras adequações para promover acessibilidade, é preciso que o ambiente tenha rampas de acordo com as normas, e todo mobiliário acessível com completas adaptações.

O que é preciso ser feito para uma inclusão apropriada?

Na educação inclusiva elas precisam ser reconhecidas e valorizadas, sem preconceito. A inclusão prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. ... O radicalismo da inclusão vem do fato de exigir uma mudança de paradigma educacional. É o fim da subdivisão Ensino Especial x Ensino Regular.

Qual a função social da escola na perspectiva da educação especial inclusiva?

considerada como instituição inclusiva, deve ser o agente transformador da comunidade, atendendo a todas as especificidades dos alunos, especificamente dos alunos com necessidades especiais.

Qual o papel da Bncc e das escolas no processo de inclusão?

BNCC e a Educação Inclusiva: o papel das habilidades e competências. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é focada no desenvolvimento de habilidades e competências e tem como objetivo garantir uma aprendizagem comum, o que pode gerar uma oportunidade de inserir e/ou expandir a inclusão no ambiente escolar.

Qual o papel da inclusão?

Inclusão é a nossa capacidade de entender e receber o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas deferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.

O que as pessoas podem fazer para melhorar a acessibilidade nas escolas?

O ideal é que a entrada dos alunos seja feita por uma via de baixo tráfego e que no local haja pelo menos uma rota acessível via rampa — com largura mínima de 80 cm. Além disso, é importante que as rampas de acesso estejam presentes em todos os andares, com corrimãos em duas alturas, de 92 cm e 70 cm.

O que é acessibilidade educacional?

Entende-se acessibilidade como diferente de acesso, pois vai além deste conceito que diz respeito simplesmente ao ingresso dos alunos nas instituições educacionais, trazendo a preocupação com a permanência dos mesmos nestes espaços, visando à qualidade e eficácia da sua participação e aprendizagem no contexto ...

Como garantir a acessibilidade e inclusão?

Aplicar o conceito de desenho universal nas cidades é o caminho para garantir a segurança e a acessibilidade dos brasileiros com deficiência. Só em 2019, mais de 30 mil pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito no Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

O que é a inclusão escolar?

A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.

O que é inclusão social escolar?

A inclusão social aborda questões como respeito às diferenças e à participação igualitária dos cidadãos. No caso de crianças com necessidades especiais, a inclusão abarca sua participação na sociedade em geral e, particularmente, em instituições de educação regular (inclusão escolar).

O que é inclusão na educação especial?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.


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