Os acessos vasculares podem ser de curta permanência, tipo Jelco, Scalp, Butterfly entre outros, os quais são passados em veias periféricas e são utilizados por poucos dias.

Quais as principais complicações e causas que podem surgir em um acesso venoso?

Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.

Complicações relacionados ao acesso venoso periférico.

Quais as complicações do acesso venoso periférico?

Complicações do Acesso Venoso Periférico Entre as mais comuns estão a flebite, extravasamento de fluidos IV, e formação de hematomas. A tromboflebite ocorre em até 15 por cento das pessoas com cateteres venosos periféricos.

Quanto tempo pode ficar um acesso venoso periférico?

O tempo de permanência do cateter variou entre três e 120 horas, com a média de 49 horas. A Enfermagem desenvolve importante papel na prevenção das complicações associadas à manutenção do acesso venoso periférico, devendo avaliar criteriosamente os riscos de flebite.

Quais as vantagens e desvantagens dos locais de punção venosa periférica?

uma das vantagens da punção do arco dorsal da mão é a facilidade de fixação de cateter e a não interferência nas atividades do paciente. as veias do antebraço, apesar de calibrosas, têm como desvantagem indicação de terapia prolongada.

Qual a principal desvantagem do acesso venoso central?

O acesso venoso central pode provocar algumas complicações como sangramentos, hematomas, infecção, perfuração do pulmão, arritmia ou trombose venosa.

Qual a desvantagem do Jelco?

Contraindicações para esse procedimento: infecção no local do acesso; fratura de clavícula ou de costela próximas à punção; trombose da veia subclávia.

Quais os riscos da punção venosa?

Segundo López & Cruz (2001) as complicações imediatas que podem ocorrer em decorrência de uma punção venosa são: ruptura da veia, que obrigará a procurar outra, mudando de local e reação alérgica a medicação que está sendo administrada; as complicações tardias dizem respeito à infiltração, que ocorrerá por má ...

Qual a finalidade da punção venosa?

Fornecer via de acesso venoso para a administração de sangue e hemoderivados, líquidos, eletrólitos, contrastes, nutrientes e medicamentos; • Coletar sangue.

Qual a validade de um equipo de soro?

Equipo (macrogotas, microgotas e bomba infusora), dupla via e torneirinhas A cada 96 horas. Trocar em intervalo menor se houver sujidade visível. sujidade visível. Equipo bureta e equipos para administração intermitente de medicamentos (ex.: antibióticos, drogas vasoativas) A cada 24 horas.

Quando perde acesso venoso?

As unidades pediátricas apresentam frequência alta de perdas de acesso venoso periférico por diferentes causas: infiltração e extravamento, obstrução, flebite e agitação.

Qual o procedimento de punção venosa?

A punção venosa periférica trata-se de um procedimento invasivo comumente realizada por profissionais de enfermagem, sendo muito utilizada na assistência à pacientes submetidos à terapia endovenosa. Consiste na introdução de um cateter venoso na luz de uma veia superficial, de preferência de grande calibre.

Quais são os tipos de punção venosa?

As punções variam de acordo com a sua finalidade. - PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). - PUNÇÃO BIÓPSIA - hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática...

Quais os tipos de acesso vasculares para hemodiálise?

Existem dois tipos de acessos vasculares para hemodiálise: os cateteres (que são subdivididos em dois tipos: curta ou longa permanência) e as fístulas arteriovenosas.

O que é dispositivo vascular?

Um dispositivo médico vascular pode ser definido como um dispositivo que é usado nas artérias e veias ou no próprio coração, para controlar, diagnosticar, monitorar ou corrigir doenças, lesões ou outras condições. Esta vasculatura engloba a anatomia cardiovascular, vascular periférica e neurovascular.

São cuidados de enfermagem necessários com os acessos vasculares para hemodiálise?

Manter os cuidados de higiene; Proteger a fístula de possíveis lesões; Não permitir coleta de exame laboratoriais nesse acesso; Evitar comprimir o local.


Tudo sobre turismo e aventura