A infecção respiratória, ou de vias áreas, é uma infecção que surge em qualquer região do trato respiratório, atingindo desde as vias aéreas superiores ou altas, como narinas, garganta ou ossos da face, até as vias aéreas inferiores ou baixas, como brônquios e pulmões.

Quais são as infecções do trato respiratório?

Alguns dos exemplos de causas de infecções respiratórias mais comuns incluem: Resfriado comum ou gripe: é uma infecção causadas por vírus, provocando tosse, coriza, espirros e obstrução nasal. Na gripe, há infecção pelos vírus do tipo Influenza, que provocam sintomas mais intensos, como dor no corpo e febre.

Quais as infecções mais comuns do trato respiratório?

Os vírus mais frequentes foram picornavírus (36%), influenza A (25%) e VSR (22%) (HURST; WEDZICHA, 2007). Grande parte das infecções virais do trato respiratório, como o resfriado comum, faringite, laringite e bronquite são doenças autolimitadas com apresentação clínica sem gravidade.

Infecções do Trato Respiratório - Prof. Felipe Piedade Gonçalves Neves

Coriza, obstrução nasal, tosse, febre e dores de garganta, ouvido e cabeça costumam ser os principais sintomas.

Infecções do Trato Respiratório - Prof. Felipe Piedade Gonçalves Neves

Quanto tempo pode durar uma infecção respiratória?

A infecção pelo vírus sincicial respiratório pode ser assintomática. No entanto, a maioria das pessoas infectadas desenvolve uma doença autolimitada, ou seja, os sintomas desaparecem espontaneamente em poucos dias. O período de incubação dura, em média, cinco dias.

Quais as causas das infecções do trato respiratório?

A principal causa de infecções do trato respiratório são os vírus, cerca de 90% dos casos, mas também podem ser causadas por bactérias e outros microrganismos.

O que é uma infecção?

Infecção - são causadas por agentes externos. O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.

O que causa uma infecção pulmonar?

Quais são as causas da infecção pulmonar? Como dissemos acima, o problema é causado por vírus, bactérias ou fungos que se instalam no organismo por meio respiratório. Geralmente, eles vêm por meio de gotículas respiratórias liberadas por pessoas infectadas por meio da tosse, espirro e fala.

Qual a pior doença respiratória?

As enfermidades mais graves são a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (3º lugar), as infecções respiratórias (4º), câncer de pulmão (5º), acidentes de trânsito ligados à apneia do sono (8º) e tuberculose (10º).

O que é infecções do trato respiratório inferior e superior?

As ITRs são geralmente descritas como infecções do trato respiratório superior ou infecções do trato respiratório inferior. Infecção do trato respiratório superior (ITRS) afetam o nariz, seios nasais, e garganta e incluem resfriado comum, faringite/garganta inflamada, sinusite, tonsilite, e laringite.

O que pode causar uma infecção?

Como qualquer outra infecção, irão surgir sintomas como febre, calafrios, diarreia e vermelhidão no corpo. Mas esses sinais podem não ser tão evidentes ou típicos de infecções. As contaminações podem provocar também dores de ouvido, congestão nasal e ardência ao urinar.

Qual é a diferença entre doença e infecção?

Uma infecção acontece quando um agente infeccioso entra em nosso corpo. Quando um agente infecioso causa danos ao organismo, dizemos que ocorreu uma doença infecciosa. A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza. Uma infecção acontece quando um agente infeccioso entra no nosso corpo.

Qual é a diferença entre infecção e inflamação?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

Quais são os sintomas de doença aguda do trato respiratório inferior?

Os sintomas incluem tosse com expectoração, febre (geralmente alta), calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, dor nas costas, vômitos, perda de apetite e prostração.

Que tomar para desinflamar vias respiratórias?

Um excelente remédio caseiro para alergia respiratória é o suco de laranja, cenoura e agrião, que é capaz de fortalecer o sistema imunológico, por exemplo. Outra opção natural para combater os sintomas da alergia respiratória é o suco de gengibre com hortelã, já que promove o descongestionamento das vias respiratórias.

Como desinflamar as vias respiratórias?

Para ajudar nessa tarefa podem ser receitados medicamentos de uso contínuo para desinflamar as vias respiratórias. Com isso os pulmões ficam menos sensíveis aos agentes irritantes.

O que é bom para curar infecção pulmonar?

Como é feito o tratamento O tratamento para a infecção pulmonar é feito com medicamentos que atuam diretamente contra o agente causador, como os antibióticos, antifúngicos ou antivirais, por exemplo. Pode-se usar também medicamentos para dor e para baixar a febre.

O que é bom para limpar os pulmões?

Obter bastante ar fresco pode ajudar a expandir os tecidos dos pulmões e mantê-los funcionando adequadamente. Verifique as previsões de poluição em sua área. Evite fazer exercícios ao ar livre quando os índices de poluição são altos e fique longe de queimar lixo, queimar lenha ou outros tipos de fumaça.

Quando é que o pulmão está saudável?

Quando o seu pulmão está saudável, as trocas gasosas acontecem de maneira completa e eficiente. Isso significa que mais oxigênio é retido e mais dióxido de carbono é eliminado. Além disso, um pulmão saudável consegue se expandir mais, o que aumenta a capacidade respiratória para cada movimento.

Onde dói o pulmão?

Geralmente, quando uma pessoa diz que tem dor no pulmão, significa que tem uma dor na região do peito, isto porque o pulmão quase não tem receptores de dor.

O que é trato respiratório superior?

O sistema respiratório é formado por um trato respiratório superior e inferior. No superior encontramos a cavidade nasal, os seios paranasais, a nasofaringe e a laringe que possuem a função de filtrar, umedecer e ajustar a temperatura do ar.


Tudo sobre turismo e aventura