Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.

Vídeo aula 2 Determinação do turno de rega e período de irrigação

O tempo de irrigação (TI) é calculado dividindo-se o valor de ETc acumulada (ETca) pela intensidade de aplicação dos emissores. Deve-se acrescentar de 10% a 20% ao valor de ETca, para compensar a desuniformidade do sistema de irrigação. Quanto maior a desuniformidade, maior deve ser o acréscimo.

Como calcular o período de irrigação?

Em regiões com alta velocidade o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade o melhor sistema é a irrigação localizada.

Quais os métodos para determinação da época de irrigação?

Considerando a planta como referencial para as irrigações, existem alguns métodos indicativos do estado hídrico das plantas que podem ser utilizados, tais como: potencial hídrico das folhas, resistência estomática, temperatura do dossel vegetativo, determinação do grau de turgescência das folhas, entre outros.

Vídeo aula 2 Determinação do turno de rega e período de irrigação

Como calcular um sistema de irrigação?

Assim, para dimensionar o sistema de irrigação ou até mesmo definir o melhor método a ser utilizado, é importante que o produtor tenha informações mais precisas relacionadas as características físico-hídricas dos solos, a demanda climática histórica dos locais, o relevo das áreas em questão, a disponibilidade e ...

Como calcular um sistema de irrigação por gotejamento?

Sabendo que cada fita gotejadora corresponde a 100 m, teremos em torno de 333,3 gotejadores com vazão de 0,533 m³/h por linha, portanto basta multiplicarmos pela quantidade de linhas que é 62 e teremos a vazão total da área irrigada, representando 33, 03 m³/h.

Qual o método de irrigação que é mais divulgado é estimulado na atualidade?

Na irrigação por superfície, a distribuição da água acontece pela gravidade na superfície do solo. Ou seja, a água é lançada diretamente no solo. É o método com a maior área irrigada no mundo e no Brasil.

Quais os sistemas de irrigação localizada?

Os dois principais sistemas de irrigação localizada são o gotejamento e a microaspersão.

Quais os tipos de sistemas de irrigação por superfície?

O método de irrigação por superfície apresenta os seguintes sistemas: sulcos, faixas e inundação. Na irrigação por sulcos, a água é aplicada em pequenos canais denominados sulcos, infiltrando-se ao longo do perímetro molhado e movimentando-se nas direções vertical e lateral (Fig. 6).

Qual a diferença de método de irrigação e sistema de irrigação?

Irrigação subterrânea: Através da aplicação de água diretamente nas raízes das plantas, “dentro” do solo. Sistemas de irrigação: Os sistemas de irrigação são o conjunto de equipamentos, e outras peças que funcionam em conjunto e responsáveis por realizar a irrigação.

Quais são os sistemas de irrigação segundo sua movimentação?

Os sistemas mais comuns podem ser classificados, segundo a sua movimentação, em: Portátil: toda a tubulação é móvel, inclusive a motobomba; Semiportátil: a linha principal é fixa e as laterais, móveis; Fixo: semelhante ao semiportátil, em que toda a rede de tubulação é fixa (enterrada ou não) Malha: sistema fixo ( ...

Quais os tipos de sistema de irrigação que podem ser utilizados em viveiros de produção de mudas *?

O método de irrigação por superfície constitui-se principalmente dos sistemas de irrigação por inundação, faixas e sulcos. Os métodos de irrigação pressurizados são a irrigação por aspersão (representada pela aspersão convencional e aspersão mecanizada) e localizada (gotejamento e microaspersão).

Qual o grupo de sistema de irrigação mais utilizado no Brasil?

Irrigação superficial Neste tipo a água é conduzida para o ponto de infiltração diretamente pela superfície do solo. Os sistemas de irrigação mais comuns para esse tipo são as irrigações por inundações e as irrigações por sulcos. Esse tipo de irrigação é bastante utilizado no sul do Brasil e na produção de arroz.

Qual o método de irrigação que mais depende de sistematização da área a ser irrigada?

A irrigação por sulcos molha, normalmente, de 30 a 80% da superfície do solo, dependendo do espaçamento entre sulcos e da cultura a ser irrigada. Em consequência dessa característica, há uma redução nas perdas por evaporação e também na formação de crostas superficiais em alguns solos.

Qual o melhor tipo de irrigação para horta?

Os sistemas por aspersão são os mais utilizados para irrigação de hortaliças no Brasil. Isto se deve ao custo moderado, flexibilidade de manejo e poder ser utilizado para diferentes condições de cultivo, tipos de solo e topografia.

Quais são as técnicas de irrigação mais utilizadas pelos agricultores na Paraíba?

As técnicas de irrigação localizada têm uma eficiência de aproximadamente 95%, ou seja, só se perde cerca de 5% da água utilizada. No gotejamento, a água sai de tubulações finas por meio de um gotejador. Na microaspersão, o aspersor é menor que o tradicional, o que evita perda de água por evaporação.

Quantos litros de água por gotejamento?

No método tradicional de aspersão são gastos entre 7,5 litros e 8 litros para que a planta absorva os cinco necessários. De acordo com Sanches, quando se usa o gotejamento, a irrigação no sistema radicular consegue atender a necessidade da planta com apenas 5,3 litros, uma economia de 33%õ.

Quantos litros de água para irrigar 1 hectare de milho por gotejamento?

Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia.

Como calcular sistema de irrigação de jardim?

Isso também é fácil de calcular por meio de fórmulas. Os diâmetros nominais (DN ou aqueles diâmetros internos que os fabricantes dizem que tem) das tubulações dos ramais são calculadas para que a velocidade média do fluxo fique entre V = 0,3 m/s e 1,5 m/s.

Como calcular porcentagem de área molhada?

com maior espaçamento, a porcentagem de área molhada deve ter um valor mínimo de 20% em regiões úmidas, onde a irrigação é realizada em períodos secos, e entre 33 e 50% em regiões de baixa precipitação. Já KELLER e BLIESNER (1990) sugerem que, para culturas com maiores espaçamentos, a PAM deve estar entre 33 e 67%.


Tudo sobre turismo e aventura