A Educação Física no Ensino Médio precisa fazer o adolescente entender e conhecer o seu corpo como um todo, não só como um conjunto de ossos e músculos a serem treinados, mas como a totalidade do indivíduo que se expressa através do movimento, sentimentos e atuações no mundo (MATTOS & NEIRA, 2000, p. 94).
- Quais são os conteúdos da Educação Física escolar?
- Quais são os conteúdos unidades temáticas básicos da Educação Física segundo a BNCC?
- Quais os conteúdos da Educação Física segundo a Bncc no ensino médio?
- EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - BNCC
- EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - BNCC
- O que diz a Base Nacional Comum curricular sobre a Educação Física?
- O que são os conteúdos na BNCC?
- Quais são os conteúdos da Educação Física do 1º ao 5º ano?
- Como devem ser as aulas de Educação Física no Ensino Médio?
- Quais os principais conteúdos da Educação Física no Ensino Médio e suas contribuições?
- Quais os objetivos da Educação Física no Ensino Médio?
- Quais são as unidades temáticas?
- Qual a importância da unidade temática esportes enquanto conteúdo da Educação Física?
- O que é uma unidade temática?
- O que é linguagem corporal na educação física?
- Como os jogos eletrônicos podem fazer parte das aulas de educação física?
- Quem lecionar a Educação Física do 1º ao 5º ano?
- O que ensinar em Educação Física nos anos iniciais?
- O que são os conteúdos?
- Quais são os conteúdos de ensino?
- O que é o conteúdo do currículo?
- Qual é o principal objetivo da Educação Física?
Quais são os conteúdos unidades temáticas básicos da Educação Física segundo a BNCC?
As Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento para o 1º e 2º ano são: Brincadeiras e jogos: brincadeiras e jogos da cultura popular presentes nos contextos comunitário e regional. Esportes: atividades esportivas de marca e precisão. Ginásticas: práticas corporais de ginástica geral.
Quais os conteúdos da Educação Física segundo a Bncc no ensino médio?
No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novas brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Mas nessa etapa de ensino, eles precisam ser desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - BNCC
O primeiro documento (1° versão) estabeleceu os seguintes conteúdos: Brincadeiras e jogos, esportes, exercícios físicos, ginástica, lutas, práticas corporais alternativas, práticas corporais de aventura e práticas corporais rítmicas.
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - BNCC
O que diz a Base Nacional Comum curricular sobre a Educação Física?
A disciplina de Educação Física é um dos componentes curriculares da área de linguagens. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Física entende que a disciplina é responsável por desenvolver as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social.
O que são os conteúdos na BNCC?
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Quais são os conteúdos da Educação Física do 1º ao 5º ano?
Realização de atividades lúdicas: jogos, brincadeiras e danças, envolvendo a integração de várias habilidades ( rastejar, correr, saltar, subir, descer, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, lançar etc.) utilizando os materiais disponíveis na escola (bola, arco, corda etc.).
Como devem ser as aulas de Educação Física no Ensino Médio?
A proposta das DCEs (2008) é que o professor deve trabalhar com seus alunos todos os conteúdos estruturantes da Educação Física, sendo eles: Esporte, Jogos e Brincadeiras, Lutas, Ginástica e Dança, buscando contextualizar os conteúdos desenvolvidos e os relacionar, utilizando nas aulas os elementos articuladores.
Quais os principais conteúdos da Educação Física no Ensino Médio e suas contribuições?
Nos PCNs - Introdução (2000) são propostos os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, e, nos PCNs/EM (1999) têm- se como conteúdos da EF: esporte, ginástica, jogos, lutas e dança, e referências à saúde, à qualidade de vida e à aptidão física.
Quais os objetivos da Educação Física no Ensino Médio?
A Educação Física Escolar tem como um de seus objetivos principais fazer com que o aluno conheça seu corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e á saúde coletiva (PCN, Educação Física, 1997).
Quais são as unidades temáticas?
Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.
Qual a importância da unidade temática esportes enquanto conteúdo da Educação Física?
Essa unidade temática está relacionada às práticas corporais mais institucionalizadas, caracterizadas pela presença de regras formais e pelas comparações de desempenho entre indivíduos ou grupos que competem entre si. Vôlei, basquete, futebol, arco e flecha, beisebol, críquete, rúgbi, tênis e squash, entre outras.
O que é uma unidade temática?
A unidade temática tem como principal objetivo desenvolver o pensamento numérico, relacionado à capacidade de contar, quantificar, julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. Também estão presentes nesse eixo as noções de aproximação, proporcionalidade, equivalência e ordem.
O que é linguagem corporal na educação física?
A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação.
Como os jogos eletrônicos podem fazer parte das aulas de educação física?
Os Jogos eletrônicos, em junto com Jogos e Brincadeiras, pode criar oportunidades para o desenvolvimento físico, cognitivo e lazer. Os Jogos Eletrônicos podem, ainda, constituir alternativas do aluno refletir sobre sua condição social criando uma consciência corporal crítica.
Quem lecionar a Educação Física do 1º ao 5º ano?
Também se verificou que na maioria das Escolas, quem ministra essa aula, é um Professor de Educação Física, as direções dos recintos, encaixa um horário para que o profissional possa trabalhar com as turmas; e em minoria quem desenvolve essas aulas são os Professores Titulares das turmas, com formação Magistério/ ...
O que ensinar em Educação Física nos anos iniciais?
Propor ao aluno uma participação ativa no próprio aprendizado, a pesquisa em grupo, a experimentação e atividades que estimulem o questionamento e o raciocínio, contribuindo assim, no processo de resgate de uma Educação Física inserida no contexto escolar, como uma prática social, alicerçada na participação coletiva, ...
O que são os conteúdos?
Conteúdo significa o conjunto de conhecimentos, habilidades, formas de comportamento e hábitos de estudo relacionados aos objetivos e organizados pedagógica e didaticamente, visando sua aplicação.
Quais são os conteúdos de ensino?
O conteúdo de ensino comumente é entendido como um conjunto de assuntos que compõem determinada matéria ou a relação de temas a serem estudados em uma disciplina.
O que é o conteúdo do currículo?
O conteúdo curricular é basicamente usado por escolas e professores, mas também oferece uma referência para discussões com alunos, pais e a comunidade em geral. As descrições de conteúdo são declarações que descrevem o conhecimento, os conceitos, as habilidades e os processos que se espera que os professores ensinem.
Qual é o principal objetivo da Educação Física?
A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola. ... As atividades físicas são essenciais para a saúde física e mental, direito fundamental de todo ser humano.
Tudo sobre turismo e aventura