A Educação Física no Ensino Médio precisa fazer o adolescente entender e conhecer o seu corpo como um todo, não só como um conjunto de ossos e músculos a serem treinados, mas como a totalidade do indivíduo que se expressa através do movimento, sentimentos e atuações no mundo (MATTOS & NEIRA, 2000, p. 94).

Quais são os conteúdos unidades temáticas básicos da Educação Física segundo a BNCC?

As Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento para o 1º e 2º ano são: Brincadeiras e jogos: brincadeiras e jogos da cultura popular presentes nos contextos comunitário e regional. Esportes: atividades esportivas de marca e precisão. Ginásticas: práticas corporais de ginástica geral.

Quais os conteúdos da Educação Física segundo a Bncc no ensino médio?

No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novas brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Mas nessa etapa de ensino, eles precisam ser desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - BNCC

O primeiro documento (1° versão) estabeleceu os seguintes conteúdos: Brincadeiras e jogos, esportes, exercícios físicos, ginástica, lutas, práticas corporais alternativas, práticas corporais de aventura e práticas corporais rítmicas.

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - BNCC

O que diz a Base Nacional Comum curricular sobre a Educação Física?

A disciplina de Educação Física é um dos componentes curriculares da área de linguagens. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Física entende que a disciplina é responsável por desenvolver as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social.

O que são os conteúdos na BNCC?

As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.

Quais são os conteúdos da Educação Física do 1º ao 5º ano?

Realização de atividades lúdicas: jogos, brincadeiras e danças, envolvendo a integração de várias habilidades ( rastejar, correr, saltar, subir, descer, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, lançar etc.) utilizando os materiais disponíveis na escola (bola, arco, corda etc.).

Como devem ser as aulas de Educação Física no Ensino Médio?

A proposta das DCEs (2008) é que o professor deve trabalhar com seus alunos todos os conteúdos estruturantes da Educação Física, sendo eles: Esporte, Jogos e Brincadeiras, Lutas, Ginástica e Dança, buscando contextualizar os conteúdos desenvolvidos e os relacionar, utilizando nas aulas os elementos articuladores.

Quais os principais conteúdos da Educação Física no Ensino Médio e suas contribuições?

Nos PCNs - Introdução (2000) são propostos os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, e, nos PCNs/EM (1999) têm- se como conteúdos da EF: esporte, ginástica, jogos, lutas e dança, e referências à saúde, à qualidade de vida e à aptidão física.

Quais os objetivos da Educação Física no Ensino Médio?

A Educação Física Escolar tem como um de seus objetivos principais fazer com que o aluno conheça seu corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e á saúde coletiva (PCN, Educação Física, 1997).

Quais são as unidades temáticas?

Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

Qual a importância da unidade temática esportes enquanto conteúdo da Educação Física?

Essa unidade temática está relacionada às práticas corporais mais institucionalizadas, caracterizadas pela presença de regras formais e pelas comparações de desempenho entre indivíduos ou grupos que competem entre si. Vôlei, basquete, futebol, arco e flecha, beisebol, críquete, rúgbi, tênis e squash, entre outras.

O que é uma unidade temática?

A unidade temática tem como principal objetivo desenvolver o pensamento numérico, relacionado à capacidade de contar, quantificar, julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. Também estão presentes nesse eixo as noções de aproximação, proporcionalidade, equivalência e ordem.

O que é linguagem corporal na educação física?

A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação.

Como os jogos eletrônicos podem fazer parte das aulas de educação física?

Os Jogos eletrônicos, em junto com Jogos e Brincadeiras, pode criar oportunidades para o desenvolvimento físico, cognitivo e lazer. Os Jogos Eletrônicos podem, ainda, constituir alternativas do aluno refletir sobre sua condição social criando uma consciência corporal crítica.

Quem lecionar a Educação Física do 1º ao 5º ano?

Também se verificou que na maioria das Escolas, quem ministra essa aula, é um Professor de Educação Física, as direções dos recintos, encaixa um horário para que o profissional possa trabalhar com as turmas; e em minoria quem desenvolve essas aulas são os Professores Titulares das turmas, com formação Magistério/ ...

O que ensinar em Educação Física nos anos iniciais?

Propor ao aluno uma participação ativa no próprio aprendizado, a pesquisa em grupo, a experimentação e atividades que estimulem o questionamento e o raciocínio, contribuindo assim, no processo de resgate de uma Educação Física inserida no contexto escolar, como uma prática social, alicerçada na participação coletiva, ...

O que são os conteúdos?

Conteúdo significa o conjunto de conhecimentos, habilidades, formas de comportamento e hábitos de estudo relacionados aos objetivos e organizados pedagógica e didaticamente, visando sua aplicação.

Quais são os conteúdos de ensino?

O conteúdo de ensino comumente é entendido como um conjunto de assuntos que compõem determinada matéria ou a relação de temas a serem estudados em uma disciplina.

O que é o conteúdo do currículo?

O conteúdo curricular é basicamente usado por escolas e professores, mas também oferece uma referência para discussões com alunos, pais e a comunidade em geral. As descrições de conteúdo são declarações que descrevem o conhecimento, os conceitos, as habilidades e os processos que se espera que os professores ensinem.

Qual é o principal objetivo da Educação Física?

A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola. ... As atividades físicas são essenciais para a saúde física e mental, direito fundamental de todo ser humano.


Tudo sobre turismo e aventura