São propriedades básicas da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade. A SI não está restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento. O conceito aplica-se a todos os aspectos de proteção de informações e dados.

Quais são os 5 pilares da segurança da informação citadas nesse curso?

Tradicionalmente, a segurança da informação era composta por três pilares principais, conhecidos pela sigla CID, são eles: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Porém, ao longo dos anos, foram incorporados mais três itens a essa lista: autenticidade, Irretratabilidade (ou não repúdio) e conformidade.

Segurança da Informação - Aula 01 - Introdução

Ações de sabotagem que bloqueiam o acesso aos dados e recursos do sistema, como os ataques de negação de serviço (ataques DoS e DDoS) Invasão e roubo de dispositivos móveis que armazenam informações críticas, como smartphones, tablets e wearables. Vazamento de dados por falhas internas ou ataques externos.

Segurança da Informação - Aula 01 - Introdução

Quais são os três princípios da segurança da informação?

Os três principais princípios, chamados de trinca sagrada da segurança da informação, são: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade (CID). Há outros que também são muito importantes, como a Autenticidade e a Irretratabilidade (Não-Repúdio).

Quais os princípios relacionados à segurança da informação?

Existem quatro princípios básicos de segurança da informação: Disponibili- dade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade.

O que é segurança da informação e quais são os seus pilares?

Para proteger as informações, a segurança da informação se baseia em três pilares: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.

O que é segurança da informação?

Segurança da informação é a proteção de dados de propriedade das organizações contra ameaças diversas. Trata-se de um esforço pautado por ações que objetivam mitigar riscos e garantir a continuidade das operações.

Quais os componentes da equação da segurança da informação?

Proteção antivírus, filtragem de tráfego, cobertura de vulnerabilidades, proteção contra ataques direcionados, DDoS – são tarefas com as quais soluções especializadas lidam de modo automático, já que a lógica do computador reconhece bem as ameaças e é capaz de tomar decisões sobre seu bloqueio autonomamente.

Qual a diferença entre informática e tecnologia da informação?

No caso do sistema a informática gera o projeto ou a definição de desenvolvimento de um sistema para atender um setor de uma empresa. ... A tecnologia precisa ter uma necessidade gerada pela informática para ter existência ou aplicação. Informática e tecnologia se completam. Tudo na informática tem tecnologia.

Quais são os pilares da informação?

Confidencialidade, integridade e disponibilidade: os três pilares da segurança da informação.

Quais são as estratégias para garantir a disponibilidade da informação?

Para assegurar a disponibilidade dos dados é possível implementar soluções de backup e recuperação, que permitem não só realizar cópias de segurança, mas também recuperar a informação de maneira rápida e efetiva.

Quais as características da segurança da informação?

São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento.

Qual é a tríade da segurança da informação?

Geração, Transporte, Armazenamento, Manuseio e Descarte.

Para que uma informação seja considerada segura ela deve atender a três critérios básicos são eles?

Pergunta 1 /0,6 Para que uma informação seja considerada segura, ela deve atender a três critérios básicos, são eles: Ocultar opções de resposta 1. Área de gestão, nível hierárquico e autorização. 2. Incorreta: Confidencialidade, criticidade e prazo de retenção.

O que é informação na ótica da segurança da informação?

A informação é considerada um ativo dentro das organizações, sendo essencial para os processos de negócios e por isso precisa ser protegida adequadamente.

Quem é responsável pela segurança da informação em uma organização?

O Security Officer (gestor de segurança da informação) deve ser especialmente habilidoso, conciliando sólidos conhecimentos tecnológicos à capacidade de transformar a massa de dados em informações gerenciáveis.

Quais são os riscos de segurança da informação?

O uso de softwares desatualizados e com vulnerabilidades é certamente um dos principais riscos de segurança da informação. Essa situação acaba expondo usuários a riscos como erros de código não solucionados e o uso de sistemas que têm brechas de segurança.


Tudo sobre turismo e aventura