Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Como surgiu a licença GPL e quais suas principais características?

A General Public License foi criada pelo idealizador do software livre, Richard Stallman, no final da década de 1980. Ele precisava criar um projeto que lançaria um sistema operacional totalmente livre e que fosse compatível com o sistema operacional Unix sem utilizar o código fonte deste.

Quais são as principais características dos softwares livres?

Ela se baseia em 4 liberdades: (1) a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; (2) a liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades; (3) a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo; e (4) a liberdade de aperfeiçoar o programa, e ...

O que é uma licença GPL?

GNU General Public License (Licença Pública Geral GNU), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença de software para software idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).

Software Livre: Diferença entre licenças Copyleft (GPL) e permissivas (BSD, MIT, Apache)

Dessa forma, um software livre tem como marcante a característica de dar ao usuário a liberdade de copiar, distribuir, modificar e estudar o programa sem pagar ou pedir permissão ao autor. Para garantir essas liberdades, o software livre garante aos seus usuários acesso a seu código fonte.

Software Livre: Diferença entre licenças Copyleft (GPL) e permissivas (BSD, MIT, Apache)

Qual a função do software livre?

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. ... São programas de redação de textos, tabelas, banco de dados e muito mais. Basta entrar no site e baixar em seu computador.

Quais as diferenças entre as licenças GPL e BSD?

A GPL requer que trabalhos derivados sejam licenciados sob a mesma licença, ou seja, sob a GPL. Já a licença BSD requer apenas o reconhecimento dos autores e outras pequenas restrições. ... Licenças estilo GPL são chamadas de licenças copyleft enquanto as licenças estilo BSD são chamadas de licenças permissivas.

Qual a versão mais atual da licença GPL?

A Licença Pública Geral GNU (GNU General Public License) é frequentemente chamada abreviadamente de GNU GPL; ela é utilizada pela maioria dos programas GNU, assim como mais da metade de todos os outros programas de software livre. A versão mais recente é a versão 3.

Como funciona a licença BSD?

A licença BSD permite que o software distribuído sob a licença, seja incorporado a produtos proprietários. Trabalhos baseados no material podem até ser liberados com licença proprietária.

O que é a licença MIT?

A licença MIT, também chamada de licença X ou de licença X11, é uma licença de programas de computadores (software), criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ela é uma licença permissiva utilizada tanto em software livre quanto em software proprietário.

O que é uma licença copyleft?

Assim, copyleft praticamente significa "cópia autorizada". Ainda há o trocadilho com a "Todos os direitos reservados", sempre ao lado do símbolo de copyright. No caso do "copyleft", a frase transforma-se em "All rights reversed", ou seja, "Todos os direitos invertidos".

O que é LGPL e qual a sua regra?

A LGPL visa à regulamentação do uso de bibliotecas de código, mas pode ser empregada na regulamentação de aplicações, como OpenOffice.org e Mozilla. Outra característica importante é a possibilidade de conversão de apenas uma parte de um código sob a LGPL em outro, sob a GPL (ver seção 3 da licença).

Quem define a liberdade de um software livre?

A Definição de Software Livre, escrito por Richard Stallman e publicado pela Free Software Foundation (FSF), define software livre como sendo software que garante que os usuários finais têm a liberdade de uso, estudar, partilha e modificar esse software. ... FSF publica uma lista de licenças que cumpram esta definição.

O que o software livre beneficia a comunidade?

Dentre as grandes vantagens do software livre, destaca-se e melhoria contínua do sistema, visto que há contribuição de diversos profissionais para o aperfeiçoamento do código fonte; a colaboração dos usuários como testadores do software; a facilidade em conseguir suporte nas comunidades de programadores e, sem dúvidas, ...

O que é open source GPL e GNU?

A GNU Public License (GPL) nada mais é do que uma licença criada pela Free Software Foundation baseada nas liberdades que a entidade defende. Ou seja, quando um programa possui licença GPL, significa que é, de fato, um software livre.

O que é e o que significa GNU?

O nome “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU's Not Unix!” (em português, é traduzido como “GNU Não é Unix!”).

O que são softwares livres Cite 3 exemplos?

Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. ... Alguns exemplos de software livre para uso pessoal com grande distribuição são: Linux (sistema operacional GNU/Linux), The GIMP (editor de imagens), Mozilla Firefox (navegador web), entre outros.

Qual a principal função de um sistema operacional?

De maneira mais objetiva, o sistema operacional refere-se a um ou mais softwares que tem como papel central gerenciar e ainda administrar todos os recursos presentes em um sistema. Isso envolve desde os componentes do hardware, sistemas de arquivos e até mesmo programas de terceiros.

Quanto ao software livre é correto afirmar?

Quanto a software livre, é correto afirmar: ... O software livre pode ser utilizado por qualquer pessoa, em quantas máquinas quiser, em qualquer tipo de sistema computacional, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor. Software livre obedece ao princípio da gratuidade, caso contrário, ele deixa de ser software livre.


Tudo sobre turismo e aventura