O ciclo de vida dos documentos é o elemento que forma o pano de fundo para as intervenções arquivísticas e divide os arquivos de acordo com as fases ativa, semiativa e inativa dos documentos denominando-os, respectivamente: corrente, intermediário e permanente ou de 1ª idade, 2ª idade e 3ª idade, respectivamente.

Quais os três tipos de ciclos vitais dos documentos?

Assim, são apresen- tadas as representações das três fases do arquivamento por que passam os documentos (corrente, intermediária e permanente) e a do ciclo vital de documentos proposta por James Rhoads (1989) (nascimento, vida ativa/ produtiva, morte ou destruição, e reencarnação).

Ciclo de vida dos documentos

O que é ciclo documental?

A Arquivologia alcança diversos conceitos, dentre eles o conceito do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela freqüência e pelo tipo de utilização que dele é feita.

Qual o ciclo vital dos documentos ou teoria das três idades?

A Teoria das Três Idades corresponde às fases de um documento, compreendidas desde a sua produção até o destino final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Saiba tudo sobre essa teoria.

Quais são as três fases do arquivo?

Os documentos passam por três fases de arquivamento para cumprirem seu ciclo vital: fase corrente, fase intermediária e fase permanente.

Quais são os ciclos da vida humana?

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Infância, fase adulta e velhice: fases da vida. Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra.

O que é um ciclo vital?

O ciclo vital é o conjunto das fases da vida onde é suposto realizar-se uma série de transições e de superar uma série de provas e de crises. ... Os indivíduos passam por diferentes etapas do ciclo de vida: a infância, a juventude, a maturidade, a velhice.

Quantas vidas fases Um arquivo tem explique cada uma delas?

As fases da vida documental também podem ser nominadas como 1ª idade, 2ª idade e 3ª idade. No que se refere ao tempo de guarda de cada tipo de documento, a arquivologia diz que arquivos correntes devem ser mantidos de um a 10 anos; intermediários, por 20 anos e permanentes, entre 25 e 30 anos após o fim do trâmite.

Quais são as classificações dos arquivos?

Os arquivos possuem inúmeras características. ... Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos podem ser classificados em setoriais, centrais ou distritais. Quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados em: públicos, institucionais, comerciais e pessoais.

Quem são os três arquivos?

É importante que você saiba também que as três idades dos arquivos são: corrente, intermediária e permanente, mas que iremos nos focar nesta última, que é a que desejamos orientar a organização no decorrer da explanação.

Como é feita a classificação e ordenação de documentos?

Ordenação Geográfica: disposição de acordo com as unidades territoriais (países, estados, municípios, distritos, bairros e outras). Ordenação Temática: disposição de acordo com temas ou assuntos. Ordenação Numérica: disposição de acordo com a sequência numérica atribuída aos documentos.

Quais são os métodos de classificação?

Existem seis principais métodos de classificação: as classificações supervisionadas e não supervisionadas (Supervised Classification and Unsupervised Classification), a interpretação visual (Visual Observation), as redes neurais artificiais (Artificial Neural Network), classificação baseada no conhecimento ( ...

Quais os dois grupos de documentos?

Quanto à sua origem os documentos podem ser divididos em públicos e privados: Públicos: são emitidos e/ou recebidos por um órgão governamental na gestão de suas atividades ou mediante procuração de autoridade pública.

Qual o ciclo correto do fluxo documental?

Nesse contexto, também emerge o conceito das três idades documentais ou ciclo vital dos documentos. A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos. armazenamento dos documentos.

Qual a finalidade da gestão documental?

De maneira resumida, a gestão documental tem o objetivo de realizar o gerenciamento de informações relevantes, permitindo o bom funcionamento da empresa. Atualmente, as melhores práticas de gestão de documentos envolvem a digitalização dos mesmos, garantindo muito mais eficácia se comparada à gestão manual.

O que é um sistema de gestão documental?

Como funciona um sistema de gestão de documentos? Essa é uma ferramenta de gerenciamento de arquivos eletrônicos que serve para organizar os documentos. ... O sistema é capaz de armazenar e disponibilizar as informações de maneira simples e eficaz para todos os envolvidos no processo.

Qual é a etapa do ciclo vital?

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.


Tudo sobre turismo e aventura