A fumaça liberada por fogões à lenha e lareiras pode ser muito nociva à saúde. “Ela é prejudicial, pois, na hora em que a madeira é queimada, é gerado material particulado, que causa inflamação das vias aéreas, além de substâncias tóxicas, que podem até provocar câncer com exposição prolongada”, explica o dr.

Som de Chuva e o Estalar do Fogo - Lareira 4K - Dormir e Relaxar

Lareira ecológica: São os modelos que usam álcool ou etanol. Dispensam o uso da lenha e, por isso, não necessitam de chaminé. É o modelo mais versátil por ter uma potência mediana de geração de calor, o que a torna ideal para espaços maiores.

Como usar lareira com segurança?

A lareira ecológica fica acesa enquanto tiver álcool no queimador, o que deve durar entre 2 a 4 horas.

É perigoso dormir com a lareira acesa?

A resposta é sim. Como o risco de intoxicação ou incêndio. No caso de intoxicação, as lareiras a lenha apresentam este risco, pois com a queima da madeira gases tóxicos, como monóxido de carbono e cianeto, são liberados. Por isso, é extremamente importante não dormir com a lareira ligada.

Som de Chuva e o Estalar do Fogo - Lareira 4K - Dormir e Relaxar

Qual tipo de lareira mais segura?

Considerado o modelo mais seguro, por não utilizar fogo para gerar o calor, a lareira elétrica é fácil de ser instalada e conta com um controle remoto para ajudar na escolha da temperatura, o que facilita o comando do acessório.

Pode ter lareira no quarto?

A resposta é sim. Como o risco de intoxicação ou incêndio. No caso de intoxicação, as lareiras a lenha apresentam este risco, pois com a queima da madeira gases tóxicos, como monóxido de carbono e cianeto, são liberados. Por isso, é extremamente importante não dormir com a lareira ligada.

O que fazer para não voltar fumaça na lareira?

É sempre bom falar que a lareira terá resultados melhores se usar lenha seca, cortada, guardada e ventilada em lugar coberto, durante pelo menos 1 ano. Assim ela produz mais calor, menos fumaça e deposita menos alcatrão na lareira, na chaminé e na porta de vidro.

O que é preciso para não botar a fumaça da lareira?

A profundidade livre da lareira deve ficar entre 45 e 60cm. Uma profundidade maior que 60cm dispersa calor, enquanto uma inferior a 45 cm provoca retorno de fumaça ao ambiente.

Como manter o fogo na lareira?

Risque um fósforo ou acenda um isqueiro e aproxime a chama de um jornal já colocado. Em seguida, coloque fogo nos galhos e ouros elementos menores. Eles devem estar espalhados por diversas partes próximas aos troncos maiores. Utilize um fole para soprar mais ar e provocar o aumento das chamas.

Quanto tempo queima a lareira ecológica?

A eficiência da lareira ecológica depende do modelo. Algumas conseguem aquecer uma área de até 120 m², praticamente um apartamento ou casa bem grande. O tempo de queima pode chegar até 20 horas, o que é uma garantia de que você não vai passar aperto durante uma noite gelada.

Qual álcool dura mais na lareira?

Para garantir o melhor funcionamento da lareira ecológica, sem colocar em risco a segurança e bem-estar das pessoas que frequentam o ambiente, o ideal é utilizar sempre o álcool etílico 92,8% .

Porque lareira ecológica explode?

Segundo os bombeiros que atenderam as ocorrências, a início das chamas foi muito similar: a lareira estava quente e os moradores foram reabastecê-las. Como a queima do álcool tem uma chama transparente, quando as pessoas adicionam o combustível, acaba acontecendo uma explosão, que inicia o fogo.

Qual pedra usar na lareira ecológica?

pedras vulcânicas: Destinadas a decoração superior de sua lareira ecológica, são compostas por materiais refratários, ou seja, não há desgasta enquanto sua lareira estiver acesa.

Qual lenha não faz fumaça?

Lenhas duras Exemplos de lenhas que produzem pouca fumaça incluem amêndoa, macieiras, freixo, carvalho, faia, bétula, cerejeiras, cornizo, nogueira amarga, bordo, noz-pecã e nogueira. Lenhas que produzem um pouco mais de fumaça incluem a faia preta, elmo, tilia, hibisco, eucalipto, sicômoro e o álamo amarelo.

Quais os riscos de lareira ecológica?

Utilizado para aquecer água, esse tipo de aquecedor oferece grandes riscos de intoxicação. “Dependendo do equipamento, se não tiver com a manutenção em dia, pode emitir monóxido de carbono”, alerta a bombeiro. Por não ter cheiro, o monóxido de carbono é extremamente perigoso.

Porque a lareira faz fumaça?

Um problema muito comum acontece quando a lareira espalha fumaça quando está muito vento. Esta é uma situação relativamente comum, mesmo em construções recentes. ... Para resolver este problema deve fazer uma extensão da chaminé e instalar uma coifa defletora ou uma ventoinha que vão ajudar a uma melhor extração do fumo.

Como uma lareira funciona?

Esquentam um filamento de metal ou placas de aço com eletricidade e irradiam calor dessa maneira. Há algumas opções que vem com um monitor que usa efeitos 3D para simular o fogo e manter a elegância das lareiras tradicionais.

Qual é o melhor tipo de lareira?

As lareiras a álcool são campeãs porque todo o calor fica dentro do ambiente e assim seu rendimento térmico chega a 99%.

Qual o melhor material para lareira?

Além do aço, também podemos encontrar lareiras de ferro. As lareiras de ferro têm algumas vantagens em relação à alvenaria, como portas de vidro que impedem a passagem da fumaça para o ambiente e maior desempenho térmico. Atenção! Ao escolher esse tipo de lareira, o arquiteto precisa estar atento ao piso do ambiente.

Que tipo de lareira esquenta mais?

Embora a lareira metálica seja fortemente caracterizada por aquecer mais e melhor os ambientes em que se instala quando comparada a outros tipos desse mesmo dispositivo, também é comum que as lareiras tradicionais, a gás (que depende de um ponto de gás no local da instalação do dispositivo), à álcool e elétricas sejam ...

Quanto tempo leva para a madeira secar?

O tempo médio de secagem de madeira recém-cortada em estufa convencional é de 30 dias, mas esse tempo pode ser reduzido com a realização de uma pré-secagem ao ar por 60 a 90 dias.

Como saber se a lenha é boa?

Lenhas de alta densidade (carvalho, sobreiro, eucalipto, azinho) produzem mais calor e rendem mais – mas são mais trabalhosas de acender. As de baixa densidade (castanheira, choupo, pinheiro, abeto) possuem acendimento mais rápido, mas consomem com mais facilidade e dão mais trabalho na hora de limpar a chaminé.


Tudo sobre turismo e aventura