A Revolução Comercial representa um grande período de transformações ocorridas na Europa entre o século XVI e XVIII. A Revolução Comercial foi fruto dos novos tempos vividos na Europa, como resultado da transição do período medievo para o Moderno, da expansão ultramarina e do mercantilismo.

Quais as grandes transformações sociais ocorridas a partir do século XV?

Esse período registrou a queda do feudalismo, a Reforma Religiosa, a Revolução Comercial, a colonização da América e o início da Era das Revoluções.

Quais foram as principais transformações que marcaram a fase de expansão da Idade Média?

A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.

Que mudanças importantes entre o fim do século xviii e a primeira metade do século XIX ocorreram no Brasil?

Nela houve inúmeras mudanças para o continente europeu: a população cresceu, as cidades e o comércio renasceram, e isso resultou em transformações na forma como a sociedade europeia organizava-se. As mudanças da Baixa Idade Média levaram ao fim do feudalismo e à centralização do poder real.

APRENDENDO A HISTÓRIA DO SÉCULO XV.

Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se. As cidades cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.

APRENDENDO A HISTÓRIA DO SÉCULO XV.

Quais foram as principais mudanças trazidas pela Revolução Industrial?

As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.

Que mudanças importantes entre o fim do século XVI?

Esse período registrou a queda do feudalismo, a Reforma Religiosa, a Revolução Comercial, a colonização da América e o início da Era das Revoluções.

Quais foram as grandes transformações ocorridas durante a Idade Média *?

Outro destaque da Baixa Idade Média foi o renascimento comercial e urbano. A retomada das atividades comerciais e o aumento populacional proporcionaram o crescimento das cidades.

Quais transformações marcaram a Baixa Idade Média?

A Baixa Idade Média presenciou o aumento populacional e o crescimento urbano. Dentro dessa estrutura, os feudos são o lugar de maior importância. Em um mundo ruralizado, no qual a exploração da terra era a principal forma de sobrevivência, a concentração populacional dava-se neles.

Quais foram as mudanças que ocorreram no sistema feudal ao final da Idade Média?

O incremento da produção agrícola, além de ampliar o comércio, também fez com que as populações medievais aumentassem. Os feudos, não mais suportando uma densidade populacional em plena ascensão, perderam muitos dos seus integrantes para as novas cidades medievais.

Quais são as principais características da Idade Moderna?

A Idade Moderna teve início com a Tomada de Constantinopla em 1453 e terminou com a Revolução Francesa em 1789. Principais características no mundo ocidental: - Foi um período de transição do Feudalismo para o Capitalismo. - Fortalecimento das monarquias nacionais europeias.

Quais eram as principais características da Idade Moderna?

As características principais da Idade Moderna são: Renascimento cultural: foi um movimento artístico e intelectual que esteve em vigor durante os séculos XIV e XVI, tendo como origem a Itália. Seus principais aspectos são: o humanismo, o racionalismo e a valorização da antiguidade.

Quais foram as mudanças da Idade Média para Moderna?

A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.

Quais as principais transformações ocorridas na Europa entre os séculos XIV e XVI?

Entre os séculos XIV e XVI, a produção artística e literária foi t]ao intensa e variada que esse período recebeu a denominação de Renascimento ou Renascença. Esse movimento teve início na península Itálica, onde se localizavam cidades de intensas atividades culturais, como Florença e Veneza.

Quais foram os fatos que marcaram a Idade Média?

A respeito dos principais acontecimentos da Alta Idade Média, levando em consideração a Europa (ocidental e oriental) e o Oriente Médio, do século V ao século X, podem ser destacados: a formação do Império Carolíngio, o crescimento do Império Bizantino, o surgimento e a expansão do Islamismo etc.

Quais foram as transformações sociais que aconteceram na Baixa Idade Média que contribuíram para a transição entre o feudalismo e o capitalismo?

Muitos fatores contribuíram para essa transição, por exemplo, o surgimento de uma nova classe social, a burguesia. Os burgueses foram contribuindo para o aumento e aceleração da economia mercantil através do surgimento da moeda.

Quais são as principais características da Idade Média?

Quais são as suas principais características redução do comércio e da circulação monetária; ruralização da sociedade; feudalismo; fortalecimento da Igreja Católica.

O que aconteceu durante a Idade Média?

A Idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453. Esse período costuma ser dividido em dois: Alta e Baixa Idade Média. A Alta Idade Média estendeu-se do século V ao X.

Quais principais economias do século XVI?

Durante esse período, houve três grandes ciclos de produção no Brasil – o da cana-de-açúcar, o do ouro e o do café – que, ao lado de outros sistemas produtivos de menor expressão, buscaram, no fundamental, suprir o mercado externo.

Qual é o século XVI?

O número romano XVI corresponde ao número 16 (dezesseis). O Século XVI corresponde aos anos de 1501 a 1600.

O que ocorreu entre os séculos XV e XVI?

Resumo: Grandes navegações e explorações foram empreendidas pelos europeus a partir do século XV. As realizações das últimas décadas daquele século e das primeiras décadas do século XVI resultaram numa ruptura no campo dos conhecimentos geográficos, que tinha então como maior referência a Geografia de Ptolomeu.

O que mudou com a chegada da Revolução Industrial?

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

O que mudou na segunda Revolução Industrial?

Resumo sobre a Segunda Revolução Industrial A eletricidade e o petróleo foram as principais fontes de energia, e o aço, uma das matérias-primas mais importantes. Houve o surgimento de grandes empresas, como a metalúrgica, siderúrgica e automobilística, e aperfeiçoamento de outras, como a química.


Tudo sobre turismo e aventura