O Quinhentismo foi o conjunto de produções literárias produzidas no Brasil no século XVI. ... Desse modo, na época do descobrimento do Brasil os registos escritos sobre os índios brasileiros, a fauna e a flora, bem como as características da região, eram chamados de literatura quinhentista.

Quais são as características do Quinhentismo?

As temáticas características do quinhentismo envolvem a descrição do território, os hábitos (alimentares, de higiene e trabalho) das populações indígenas, as grandes navegações, os recursos naturais dos lugares explorados, e o trabalho realizado pelos padres.

Quinhentismo [Prof. Noslen]

Não faz parte das características do Quinhentismo?

Questão 3. Das opções abaixo, a que não faz parte das características do Quinhentismo é a alternativa: a) textos descritivos, informativos e religiosos. ... O Quinhentismo foi a primeira manifestação literária ocorrida no Brasil em 1500.

Como é dividido o Quinhentismo no Brasil?

O quinhentismo é o movimento literário do período do descobrimento do Brasil, abrangendo todas as obras literárias que foram criadas nessa época. ... O quinhentismo é dividido em dois tipos de literatura: a informativa e a catequética.

Como ficou conhecido o Quinhentismo?

O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". ... Vale lembrar que o Quinhentismo brasileiro ocorreu paralelo ao Classicismo português e o nome do período refere-se a data de início: 1500.

Como podemos caracterizar a literatura informativa no Brasil?

A Literatura de Informação corresponde aos textos de viagens escritos em prosa e fazem parte do primeiro movimento literário do Brasil: o Quinhentismo (1500-1601). Recebem esse nome pois são textos de caráter informativo os quais eram escritos com o intuito informar sobre as novas terras descobertas.

O que podemos afirmar sobre o Quinhentismo no Brasil?

O Quinhentismo foi a primeira manifestação literária ocorrida no Brasil em 1500. Fizeram parte desse momento os relatos e as crônicas de viagens, além da literatura escrita pelos jesuítas, encarregados de catequizar os índios no Brasil.

Como se divide a literatura quinhentista no Brasil?

Dividido em duas vertentes, uma caracterizada pela ocorrência de textos de informação e outra pela ocorrência de textos de caráter catequizador, esse período inicial de germinação das letras no nascente território brasileiro é de fundamental importância para se conhecer a história do país e sua tradição literária.

Quais são os principais autores do Arcadismo?

Principais autores brasileiros: Santa Rita Durão, Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Inácio José de Alvarenga Peixoto.

Quais são as características do Arcadismo?

A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.

Quais são as principais características da literatura?

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

É correto afirmar sobre a literatura de formação no Brasil?

Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que: a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese. ... c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.

Como foi o Arcadismo no Brasil?

O arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII, no Brasil, e teve produções líricas, satíricas e épicas. ... No campo histórico, o arcadismo dialogou com a Inconfidência Mineira, movimento separatista que teve vários poetas neoclássicos como líderes.

O que foi a literatura informativa características?

Também chamada de Literatura dos Viajantes, a Literatura Informativa consiste em documentos e cartas que contavam sobre a “terra nova”, suas florestas e faunas, características de seus habitantes e costumes sociais, que nesse caso eram bem diferentes dos europeus.

O que foi a chamada literatura de informação?

A Literatura da Informação, também conhecida como literatura dos viajantes ou dos cronistas, se refere aos documentos, aos relatórios e às cartas que levantavam informações relevantes sobre a nova terra que estava sendo descoberta, o Brasil.

O que é considerado literatura brasileira?

A literatura brasileira tem desenvolvimento a partir dos textos descritivos de viajantes sobre a terra recém-descoberta. Os documentos escritos eram destinados à coroa portuguesa e são classificados como conteúdos informativos sobre a natureza e os habitantes da colônia. Esse período é denominado como Quinhentismo.

Porque o Quinhentismo tem esse nome?

O nome Quinhentismo faz referência ao ano de 1500, considerado o marco de início desta etapa, quando as terras brasileiras foram descobertas pelos portugueses.

Por que o classicismo também ficou conhecido como Quinhentismo?

Quatro séculos depois do início do trovadorismo, surge em Portugal o classicismo, também chamado de Quinhentismo por ter se manifestado no século XVI, em 1527 (pela data), quando o poeta Sá de Miranda retorna da Itália trazendo as características desse novo estilo.

Qual foi a primeira manifestação literária brasileira?

O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como “literatura de informação”. É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.


Tudo sobre turismo e aventura