Os elementos textuais do artigo científico são materializados pela introdução, desenvolvimento e considerações finais, consideravelmente importantes e essenciais. ... Todas as partes que constituem o texto científico são de igual importância, essenciais a ele.

Quais são as divisões do corpo de um artigo científico?

A estrutura geral de um artigo é composta pelas seções Resumo, Introdução, Materiais e Métodos (também chamada de Metodologia), Resultados, Discussão e Conclusão, nessa ordem de apresentação. Abaixo seguem diretrizes de cada uma das seções de um artigo científico.

Estrutura do Artigo Científico nas Normas ABNT | André Fontenelle

Como é a estrutura de um artigo?

Elementos textuais do artigo científico Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.

O que são as seções de um artigo?

Usualmente, os artigos científicos são organizados contendo as seguintes seções principais: Introdução, Referencial Teórico, Procedimentos Metodológicos, Resultados & Discussão e Conclusões.

Quais são as principais características de um artigo científico?

Um bom artigo científico apresenta claramente o propósito do trabalho, dá uma justificativa plausível para o que levou o autor a escolher determinado tema, explicitando qual é a relevância dele para a comunidade acadêmica. ... O autor deve dissertar sobre o que tem ligação direta com a sua pesquisa.

Qual é a estrutura base de uma pesquisa científica?

Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos.

Como deve ser a estrutura de um artigo e o que ele deve destacar?

A estrutura de um artigo deve ser sempre baseada na revista de interesse e com o tipo de pesquisa realizada. ... A estrutura do artigo vai depender bastante do tipo de pesquisa e do estudo. Na revisão bibliográfica, é importante que haja uma sequência lógica, além da análise de dados etc.

Como é feito o desenvolvimento de um artigo?

O desenvolvimento ou parte principal do artigo, nas pesquisas de campo, é onde são detalhados itens como: tipo de pesquisa, população e amostragem, instrumentação, técnica para coleta de dados, tratamento estatístico, análise dos resultados, entre outros, podendo ser enriquecido com gráficos, tabelas e figuras.

Para que serve a seção de introdução de um artigo científico?

Conforme Pereira (2014) a introdução “informa o que foi pesquisado e o porquê da investigação. É a parte do artigo que prepara o leitor para entender a investigação e a justificativa de sua realização.

O que é seção metodologia?

Em geral, a seção de metodologia descreve os equipamentos, amostras e procedimentos usados para obter os resultados apresentados no artigo. O nível de detalhe deve ser suficiente para um especialista na área poder reproduzir os resultados obtidos.

O que é seção de introdução?

A seção introdutória ou secção introdutória, ou simplesmente introdução, é a "seção inicial" de uma página, antes do índice de seções e do conteúdo da página propriamente dito.

Como fazer um artigo para a escola?

Estrutura do artigo acadêmico Título, que deve estar estritamente relacionado ao conteúdo e permitir ao leitor ter uma ideia geral sobre o que trata o texto. Resumo, que costuma ser de 4 a 6 linhas, destacando objetivos, métodos e conclusões. Em alguns casos, é preciso o resumo em inglês (Abstract) ou espanhol.

O que não pode faltar em um artigo?

A primeira coisa que não pode faltar no artigo científico é um raciocínio lógico e relevância do assunto escolhido. Além disso, deve-se ter embasamento teórico e cuidados extremos com a metodologia adotada. A metodologia pode caracterizar seu artigo como científico ou não ( DEMO, 2002).

Como escrever artigos mais rápido?

Procure por um tema recortado, objetivo e que tenha como encontrar material teórico rapidamente no google acadêmico ou outras plataformas de publicações científicas. Assim você terá um artigo científico pequeno e com conteúdo relevante!


Tudo sobre turismo e aventura