A rebrota se dará às expensas dos produtos da fotossíntese das folhas Page 14 Fisiologia e manejo de plantas forrageiras 12 remanescentes, desde que a quantidade de CO2 assimilada seja superior ou igual à quantidade de CO2 liberada pela planta durante a respiração.

O que é uma folha Decumbente?

O fitômero é constituído de lâmina e bainha foliares, entre-nó, nó e gema. ... A lâmina foliar cresce até a diferenciação da lígula, enquanto a bainha foliar, até a exteriorização da lígula, quando, então, se tem a folha adulta, completamente expandida.

Prof. Rafael Reis - Morfofisiologia de Gramíneas Forrageiras | Parte 2 (foco na morfologia)

O que caracteriza um Fitômero?

Traduzido de inglês-

Qual a função das Glumas?

Na base da espigueta estão duas brácteas que recebem o nome de glumas e que têm a função de proteger as flores de cada espigueta. ... Na antese, após a fecundação, as flores se abrem e expulsam as anteras (é a chamada extrusão das anteras). A partir dessas estruturas, ocorre a formação dos grãos.

O que é o perfilho?

O perfilho é a unidade básica de crescimento das gramíneas. Pastos de gramíneas são formados por uma população de plantas individuais formadas por perfilhos e a densidade de perfilhos pode ser influenciada pelo manejo do pastejo.

Quais os fatores que afetam a fisiologia de crescimento e produção de massa das plantas forrageiras?

Conforme CHAPMAN & LEMAIRE (1993), fatores ambientais como qualidade de luz e temperatura podem afetar essas características e, consequentemente, também o IAF da pastagem. Outros aspectos como seletividade de pastejo, pisoteio e manejo das pastagens podem colaborar para aumentar a complexidade do uso desse conceito.

Como é o ciclo de crescimento da planta forrageira?

As plantas forrageiras são classificadas pelo seu hábito de crescimento. Elas podem ter hábito (i) prostrado ou rasteiro, (ii) semi-cespitoso ou (iii) ereto ou cespitoso. ... As plantas com crescimento cespitoso apresentam crescimento ereto (perpendicular ao nível do solo).

O que é uma forrageira?

As forrageiras são as plantas usadas como fonte de alimento para os animais, podendo ser gramíneas ou leguminosas. A forragem pode ser plantada e servir para os animais pastarem ou pode ser produzida e depois colhida para ser servida como alimento, um exemplo é o feno e a silagem.

O que é forrageira Estolonífera?

Estolões são partes da planta, como as raízes ou colmos; crescem rente ao solo e enraízam-se nos nós, dando assim origem a uma nova planta. Exemplos típicos de plantas estoloníferas são a braquiária humidícola e o amendoim forrageiro, com estolões facilmente visíveis quando em formação.

O que é folha de leguminosas?

As folhas de leguminosas (Figura 9.3) são compostas das seguintes partes: estípula, pecíolo, ráquis, peciólulo e lâmina composta de folíolos. As estípulas soldadas são frequentes e aparecem unidas ao pecíolo por trecho mais ou menos longo, como, por exemplo, em trevos e em alfafa.

O que regula o tempo de maturação da folha de uma forrageira?

A TEMPERATURA regula a atividade meristemática e, com efeito, o crescimento da planta. ... Na ausência de outras limitações, a RADIAÇÃO representa a oferta de energia do meio necessária para o crescimento.

Quais as características de uma boa forrageira?

O gênero Urochloa é um dos mais importantes, devido suas várias características de clima tropical, sendo elas: tolerância ao pisoteio de animais, tolerância as cigarrinhas das pastagens, tolerância as secas, boa palatabilidade, pouca ou média exigência em fertilidade do solo, fácil manejo e boa produção de biomassa ( ...

O que é o superpastejo?

É a situação adequada de utilização das pastagens, proporcionando uma produção animal ótima sem prejudicar as plantas e o solo. Situação C: superpastejo - há excesso de animais na pastagem. A produção é irregular, compromete a produção animal e desgasta a pastagem.

Quais os fatores que afetam a produção de uma planta forrageira?

Os fatores ambientais, como temperatura, luminosidade, umidade e fertilidade do solo, bem como às características genéticas da planta forrageira, o manejo da pastagem e à idade fisiológica da planta, estão intrinsecamente associados à capacidade de reconstituição de nova área foliar, após condições e corte ou de ...

O que são os pontos de crescimento de uma gramínea?

O perfilho é considerado a unidade de crescimento (unidade vegetativa) das gramíneas forrageiras. O crescimento de um perfilho depende da contínua formação de fitômeros. Um fitômero é composto de folha (bainha e lâmina), nó, entrenó e gema axilar, que se diferenciam a partir de um meristema apical comum.

Quais os hábitos de crescimento das gramíneas?

A forma de crescimento do colmo determina o hábito de crescimento da planta, que pode ser: a) Ereto: cresce perpendicular ao solo. Em algumas gramíneas os perfilhos crescem de forma agrupada formando touceiras. Plantas com hábito de crescimento ereto e que formam touceiras são chamadas cespitosas (Figura 16).

Como é a organização do Mesofilo foliar das Mesófitas Hidrófitas e xerófitas?

Nas plantas hidrófitas, o mesofilo é constituído por um parênquima lacunoso muito desenvolvido relativamente ao parênquima em paliçada, que pode estar ausente. ... No mesófilo das plantas xerófitas, o parênquima em paliçada distribui-se pela página superior e inferior das folhas.

Como é a organização foliar?

A lâmina foliar caracteriza-se por ser achatada e larga. Tal forma otimiza a captação de luz e gás carbônico. A lâmina é de grande importância na identificação do vegetal, pois em cada planta apresenta características específicas de forma, tamanho, tipo de margem, ápice, base, ausência ou presença de tricomas, etc.

Qual é o principal objetivo da adaptação das plantas C4 é cam?

Como os caminhos de C4 e CAM ajudam a minimizar a fotorrespiração.

O que é um perfilho de cana?

Início do perfilhamento e formação da touceira: Perfilhamento é o processo de emissão de colmos por uma mesma planta, os quais recebem a denominação de perfilhos. ... Por meio desse processo, ocorre a formação da touceira da cana-de-açúcar e a população de colmos que será colhida.

Como ocorre o perfilhamento?

Um ou mais perfilhos comumente se formam se o colmo principal for danificado ou morto por fatores que atinjam a cultura no início de seu desenvolvimento como, por exemplo, granizo, geadas, insetos, vento, pneus de trator, etc.

O que é perfilho do que ele é formado?

O perfilho é um conjunto de fitômeros. O fitômero é formado por uma lâmina foliar e sua bainha, nó, entrenó e sua gema axilar. ... A caracterização morfológica do perfilho O perfilho jovem é formado por maior número de folhas vivas, o que pode contribuir para a melhoria de seu valor nutritivo.


Tudo sobre turismo e aventura