Não devemos reduzir o caso a uma simples discussão de certo ou errado. O fato é que no sul do país, costumamos omitir o artigo: “nasceu em Recife, vem de Recife, viajou para Recife”. Já os recifenses fazem questão do artigo.

Como usar na qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Qual o certo de Recife ou do Recife?

As duas formas estão corretas. Sempre que quisermos referir o município brasileiro situado na região Nordeste, capital do estado de Pernambuco, podemos usar ou omitir o artigo definido o. Assim, é correto dizer: o Recife, no Recife, do Recife e Recife, em Recife, de Recife.

Porque se diz cidade o Recife?

O nome 'recife' é sinônimo de 'arrecife' nos dicionários. O batismo da cidade veio desses muros aflorados por milênios na costa pernambucana: arrecife ou recife. O nome é masculino desde a origem. No entanto, sei por experiência que devemos sair da visão etimológica, porque ela se esvai nos costumes dos dias presentes.

Tem vírgula antes de o qual?

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.

Qual ou o qual?

“O qual” pode ser utilizado para substituir ou mencionar um substantivo e sempre é precedido de uma preposição, locução prepositiva e artigo. Exemplo: Entregamos o pacote para o cliente, o qual ficou feliz ao receber os produtos. Neste caso, “o qual” evita a repetição de “o cliente”.

Qual a qual a qual?

As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Em à qual ocorre crase porque ocorre a contração do artigo definido feminino a com a preposição a (a + a = à). Em a qual não ocorre contração porque está apenas presente um dos elementos.

Como usar o qual seja?

A frase 'O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual' equivale a 'O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual'. Se o antecedente está no plural, empregamos então 'quais sejam': 'Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara'.

Sou de Pernambuco ou do Pernambuco?

Pernambuco, como Sergipe, São Paulo, Goiás, Mato-Grosso e Mato-Grosso-do Sul, sofrem de incurável alergia ao artigo. Não aceitam o pequenino nem a pedido dos orixás. Fale e escreva com boca cheia e cabeça erguida: Sou de Pernambuco.

Estou em ou no?

Diz-se «estou na cantina, no cinema, no trabalho, em casa». Contudo, quando nos referimos à casa de outrem, há contracção da preposição em com o artigo a? Ambas as expressões — «em casa do Pedro» e «na casa do Pedro» — estão correctas.


Tudo sobre turismo e aventura