A expulsão de Lacan da IPA foi causada por ele não obedecer às normas daquela instituição e ter muitos alunos, analisandos e supervisionados ao mesmo tempo, bem como por conta das “sessões curtas” de cinco minutos que Lacan insistia em manter — algumas sessões de Lacan foram de apenas um minuto.

Qual era o posicionamento de Lacan sobre a religião?

A articulação entre inconsciente e linguagem, manifesta em Freud, é retomada por Lacan com o intuito de situar o devido lugar da linguagem em sua relação com o inconsciente, uma vez que o movimento psicanalítico posterior a Freud deturpa a leitura do inconsciente de modo a situá-lo num campo psicologizante e ...

Quando Lacan foi expulso da IPA?

A proposição de 9 de outubro de 1967 marca o rompimento de Lacan não só com a IPA mas com grande parte do acervo histórico e teórico acumulado por vários pioneiros do movimento psicanalítico. Lacan inaugurou um novo tempo marcado por seu lúcido trabalho consubstanciado principalmente nos Seminários e Escritos.

Como foi a morte de Lacan?

Lacan a considera um campo indestrutível do humano, onde persistem as “verdades eternas”, ou seja, de estrutura. É aí que situamos aquilo que retorna como repetição, que resiste e insiste, levando-nos a dizer: a religião é de estrutura.

Hitler descobre que Lacan foi excomungado da IPA

Em 1974, Lacan dirigiu um ensino do “Campo Freudiano” no Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII. Sofrendo de distúrbios cerebrais e de uma afasia parcial, Lacan morreu em 9 de setembro de 1981, após a retirada de um tumor maligno no cólon.

Hitler descobre que Lacan foi excomungado da IPA

O que defende Lacan?

A psicanálise lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio. De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro.

Qual o objetivo da religião para a sociologia?

Sociologia da religião busca explicar empiricamente as relações mútuas entre religião e sociedade. Os estudos fundamentam-se na dimensão social da religião e na dimensão religiosa da sociedade.

O que Freud quis dizer ao afirmar que a religião é uma mera ilusão infantil?

Segundo Freud (1927/1996), elas são ilusões, porque além de servir aos interesses da cultura, elas realizam uma série de desejos humanos. Além de ter um caráter neurótico no qual Freud (1927/1996) afirma em Atos Obsessivos e Praticas Religiosas, a religião tem uma natureza ilusória.

O que estuda a antropologia religiosa?

A Antropologia da Religião envolve o estudo das instituições religiosas em relação a outras instituições sociais, e da comparação de crenças e práticas religiosas em diferentes culturas.

O quê Lacan chama de Retorno à Freud?

Ao retornar a Freud, Lacan reinventa a psicanálise, sem abandonar o campo freudiano. Ele enfatiza a incidência do desejo na transmissão. Considera a dimensão do real, sua articulação com o ato e a função da escrita. Desta forma, nos convoca a tratar o gozo e o sofrimento do sintoma, hoje.

Qual a importância de Lacan para a psicanálise?

“Ele é expulso da principal associação de psicanálise e surge, então, como o primeiro modelo alternativo para a formação de psicanalistas. Ele tem uma renovação teórico-conceitual, mas também uma renovação da maneira de praticar a psicanálise e da maneira de formar psicanalistas.”

Qual a crítica que Lacan faz ao conceito de narcisismo de Freud?

A questão do narcisismo em Lacan está intimamente ligada à formação do eu. ... Lacan, ao fazer um elogio a Freud por sua honestidade, diz que isso “torna um texto de Freud sempre um texto aberto, jamais fechado, como se todo o sistema estivesse lá” (1975/1979, p. 100).

Qual a diferença entre Freud e Lacan?

Para Freud, o desejo é um direcionamento para um vivência satisfatória que acalmou uma necessidade anterior. Por exemplo, pense na fome no bebê e o desejo dele de saciá-la. Por sua vez, Lacan aponta o desejo para algo como anseio, cobiça, construindo o desejo veemente.

Quem são os pós freudianos?

Depois de Freud, muitos outros psicanalistas contribuíram para o desenvolvimento da psicanálise, destacando-se Melanie Klein, Winnicott, Bion e André Green.

O que Freud criticava?

Poucos autores foram tão polêmicos e mal interpretados quanto o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Suas teorias relacionadas ao inconsciente e sexualidade foram alvo de grandes críticas no final do século XIX e mesmo depois de mais de um século, continuam sendo distorcidas.

O que a psicanálise fala sobre Deus?

A mais importante, dessas considerações, é a concepção de que a crença religiosa nutre-se na relação com a figura idealizada do pai. A psicanálise tornou conhecida a íntima conexão existente entre o complexo do pai e a crença em Deus.

Qual a relação da sociologia com as religiões?

A religião tem sua autonomia, tem sua vida própria, sua dinâ- mica; é antes e depois da ciência. A abordagem sociológica da religião obedece aos postulados da ciência. A religião se transforma em objeto de pesquisa, construí- do pela Sociologia. Neste ponto se estabelece a relação sujeito- objeto.

Qual é o principal objetivo da religião?

A religião pode ser definida como um conjunto de crenças e práticas sociais relacionadas com a noção de sagrado. A religião é um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano.

Qual é a função da religião na sociedade?

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.

Como funciona a terapia lacaniana?

Assim, para a psicanálise lacaniana, é a partir da palavra que o inconsciente "toma forma". A ideia é que, por meio do processo analítico, "surja" o sujeito do desejo, o sujeito desejante; menos alienado e mais apropriado de seu desejo. ... O paciente fala o que o inconsciente ditar, sem interferências.

Quais os 4 conceitos fundamentais da psicanálise?

Embora Lacan também tenha formulado conceitos como Real, Simbólico e Imaginário, objeto a, gozo, entre outros, ele considera como os quatro conceitos fundamentais da teoria psicanalítica os já propostos e demarcados por Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

O que é o inconsciente para Lacan?

O inconsciente lacaniano é o lugar onde a fala transferencial é mobilizada, onde o sujeito (do desejo) inconsciente se deixa ouvir e pronunciar uma verdade inédita, que escapa à simbolização. ... Lacan opõe-se agudamente a essa concepção da análise.


Tudo sobre turismo e aventura