São acentuadas as formas verbais ligadas por hífen a pronomes átonos “-lo(s)” e “-la(s), estejam estes em ênclise ou mesóclise. Exemplos do Acordo Ortográfico: adorá-lo(s), dá-la(s), fá-lo(s), fá-lo(s)-ás, habitá-la(s)-iam, trá-la(s)-á, detê-lo(s), fazê-la(s), fê-lo(s), vê-la(s), compô-la(s), repô-la(s), pô-la(s).

Como se escreve a palavra Amá-las?

Amá-lo e ama-lo, devolvê-lo e devolve-lo, deixá-lo e deixa-lo são construções corretas, mas que se referem a formas verbais diferentes, que devem ser usadas em situações diferentes, apresentando pronuncias diferentes. Amá-lo é a junção do pronome oblíquo átono o à forma do verbo amar no infinitivo: amar + o = amá-lo.

O que significa a palavra a juíza?

1. Magistrada que administra justiça. 2. Mulher que julga.

Porque a palavra lê e acentuada?

1. As palavras oxítonas terminadas com vogais tônicas “e” e “o” fechadas, seguidas ou não de “s” continuam sendo acentuadas: dê, dês (do verbo dar), lê, lês (do verbo ler), português, você(s), pôs (do verbo pôr), avô.

Como chama a juíza?

juiza | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Porque a palavra juíza é acentuada?

Vimos que há acento agudo no 'i' e no 'u' quando essas vogais (tônicas) são as segundas de um hiato, desde que sós ou acompanhadas de 's' (coíbe, faísca, Jaú, balaústre). É por isso que há acento em 'juíza' e 'raízes', mas não em 'juiz' e 'raiz'.

Qual é o salário do juiz?

A resposta para quanto ganha um juiz: o salário em entrância inicial é de aproximadamente R$26,500.00 e não podendo exceder o teto de R$ 39 mil reais.

Como justificar a acentuação de uma palavra?

São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s. As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.

Porquê de resposta no início da frase?

5ª dica: Início de frase Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Qual é o feminino de advogado?

advogada (nome feminino) -


Tudo sobre turismo e aventura