Os egípcios desenvolveram avançadas técnicas de mumificação para a preservação dos corpos, pois acreditavam na imortalidade e no retorno à vida após a morte. Para os egípcios, a morte seria passageira e a vida retornaria para o corpo, porém o retorno à vida aconteceria somente se o corpo do moribundo fosse conservado.

Por que os egípcios raspavam a cabeça?

Os egípcios não tinham muito paciência com pelos ou cabelos, por questão de higiene ou mesmo por não suportar o calor que eles podiam causar, devido ao local quente em que viviam. Possivelmente devido a essas questões, eles cortavam os cabelos bem curtos ou raspavam a cabeça regularmente.

Porque os faraós eram enterrados com seus pertences?

Isso era feito para que o faraó encontrasse todos os seus empregados, sacerdotes, animais e riquezas quando voltasse à vida. Geralmente os túmulos dos faraós eram de difícil acesso para evitar roubos e saques. A preocupação com a morte e com o retorno à vida para os egípcios se efetivou como um estilo de vida.

O que os egípcios acreditavam na vida após a morte?

A crença na vida após a morte também explicava a preocupação dos egípcios com a conservação dos corpos, uma vez que a continuidade da vida estava condicionada a sua preservação na terra. Desse ponto de vista, era necessário que os corpos fossem cuidados, por isso os egípcios mumificavam seus mortos.

O que acontecia com o faraó quando ele morria?

Quando morria, o faraó era honrado com festas, cânticos e a leitura do Livro dos Mortos, em que sua alma e seu corpo eram entregues aos deuses Anúbis ou Osíris. Isso acontecia no processo de mumificação, em tendas fora das tumbas.

Qual é a principal função das pirâmides?

Dos túmulos simples aos mais sofisticados, os egípcios sempre davam uma grande atenção para seus mortos. Portanto, as pirâmides eram construídas para ser o túmulo do faraó, ou seja, o corpo do faraó seria ali preservado até este retornar da morte, para viver eternamente.

Por que os egípcios colocavam objetos nos túmulos junto com os corpos?

Os povos antigos acreditavam que os mortos habitariam outras dimensões e por isso colocavam, junto deles, os objetos que mais gostavam, inclusive depositando sobre o túmulo comida e bebida.

Porque os egípcios usavam perucas?

Primeiro de tudo, os egípcios não gostavam de ter o cabelo cinza ou branco. Usaram hena para evitar este problema, mas no clima egípcio seco, perucas surgiram como uma solução melhor. Em segundo lugar, muitos viram essa idéia como mais confortável do que ter o seu próprio cabelo comprido.

Por que os egípcios eram carecas?

A maioria das pessoas raspava as cabeças no Egito antigo. Sabemos disso a partir de desenhos e de registros escritos por pessoas de outros países que observaram as escolhas de moda dos egípcios. Pesquisadores acham que essa “escolha” não era tanto por estilo, no entanto. A razão pode ser piolhos.

Por que as egípcias usavam perucas?

As perucas surgiram por necessidade de se proteger do frio e por questões higiênicas. Os egípcios eram especialistas em fazer cabelos falsos, tanto para homens como para mulheres. Assim como os turbantes, eles deixavam a cabeça fresca, protegendo-a do sol. Para usá-las, os cabelos deveriam ser curtos ou raspados.


Tudo sobre turismo e aventura