O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.

Pode ser ou pode ser?

A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.

Deve e Haver na contabilidade?

Sendo assim, nas páginas do livro Caixa, onde constam as expressões DÉBITO e CRÉDITO, são lançados, respectivamente, os recebimentos e os pagamentos. Contudo o débito pode ser substituído pela expressão DEVE e o crédito por HAVER.

Pode acontecer ou podem acontecer?

duas ALUNAS para fazer este trabalho. / PODEM FALTAR (e não pode faltar...) algumas AULAS para o término deste curso. / PODEM ACONTECER (e não pode acontecer...) alguns IMPREVISTOS durante a cirurgia.

Devem ser entregues ou deverão ser entregues?

Damos o nome de locução verbal à sequência de dois ou mais verbos, usada para referir a um mesmo sujeito. Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.

Qual o correto aceitam ser ou aceitam serem?

Ser e serem são formas do verbo ser no infinitivo pessoal, admitindo flexão em número. Ser é a forma do verbo ser no infinitivo impessoal, não admitindo flexão em número.

Deve de ser ou deve ser?

A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhados do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. O baixo número de acidentes deve-se aos alertas. Tal deve-se à excelente cooperação entre os grupos.

O que é caixa de entrada e saída?

Fluxo de caixa é o movimento das entradas (recebimentos: vendas à vista, a prazo, duplicatas e etc) e saídas (pagamentos: compras à vista, a prazo, duplicatas, despesas e etc) de dinheiro do caixa de uma empresa.

Quais informações precisam ser anotadas no registro de despesas?

Qualquer gasto identificado precisa ser devidamente arquivado, de preferência em companhia de informações detalhadas — data, tipo do gasto, origem das despesas e demais dados. Assim, é possível visualizar quais setores estão custando mais e quais gastos podem ser diminuídos.

Pode ou podem?

Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.


Tudo sobre turismo e aventura