Cartão do Cidadão foi criado pelo governo federal brasileiro e emitido pela Caixa Econômica Federal a fim de unificar as contas funcionais das quais os trabalhadores tem direito, a benefícios estabelecidos em lei, é tarjado, magnético, de uso pessoal e intransferível.

Quem tem direito ao cartão do cidadão?

O cartão cidadão tem como objetivo facilitar o acesso e garantir o recebimento dos benefícios sociais e trabalhistas, como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial, Bolsa Família e seguro-desemprego, por exemplo.

Qual é o Cartão Cidadão?

Quem tem direito O Cartão do Cidadão é para você, que possui benefícios trabalhistas e/ou sociais disponíveis* para saque, como FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Auxílio Brasil, e não possui conta na CAIXA.

O que é cartão cidadão ?

Como verificar o saldo do cartão cidadão?

Caso possua o Cartão Cidadão, você pode realizar a consulta do seu saldo em conta pelo atendimento telefônico da Caixa (0800-726-0207, das 10h às 18h) ou utilizando o site da Caixa Econômica Federal.

Tem como fazer o Cartão Cidadão pela internet?

Infelizmente ainda não é possível pedir o Cartão Cidadão pela internet, porém também não é preciso comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, isso porque o banco estatal disponibiliza uma forma de solicitação a distância, por meio de uma central de atendimento exclusiva o usuário pode pedir a primeira ou ...

É obrigatório fazer o Cartão Cidadão?

Não é preciso ter cartão cidadão para fazer o saque do FGTS, mas é preciso ter a senha do cidadão. Se não se lembrar da senha ou nunca tiver cadastrado, não tem problema. O cadastramento da senha cidadão pode ser realizado em qualquer agência da Caixa com a apresentação do documento de identificação válido e com foto.

Qual o valor do Cartão Cidadão?

As famílias vão receber R$ 400 por ano, R$ 100 a cada mês, pelo Devolve ICMS. O mesmo cartão será usado para depósito de R$ 150 por mês pelo programa Todo Jovem na Escola, que contemplará 79 mil estudantes da rede estadual de Ensino Médio. O Cartão Cidadão poderá retirado até o dia 26 de novembro.

Como usar o Cartão Cidadão no Caixa eletrônico?

Não. O Cartão Cidadão pertence à Caixa Econômica Federal. Embora essa instituição tenha convênio com o Banco24Horas e seus caixas, ela não o estende ao cartão de benefícios federais. Portanto, não é possível usá-lo nesses caixas.

Como saber o número do cartão do cidadão?

O número do NIS também está no Cartão Cidadão, logo na parte frontal. Note que a sequência numérica do NIS não inclui os dois dígitos do cartão no final (mais afastados). O PIS pode ser localizado na sua Carteira de Trabalho (é o número do PIS/PASEP).

Como saber se tenho direito ao cartão cidadão?

Como saber se tenho direito ao cartão? Para conferir quem tem direito à retirada do cartão basta estar cadastrado no CadÚnico e receber o Bolsa Família (novo Auxílio Brasil) ou estar matriculado ou ter dependentes matriculados na rede estadual, no Ensino Médio.

Como ver o saldo do Cartão Cidadão pelo celular?

É possível consultar o saldo do Cartão Cidadão por meio do site da Caixa (www.caixa.gov.br), pelo aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) ou pelo telefone 0800 260 207.

Como ver NIS?

É possível consultar NIS pelo CPF online ou nos extratos do FGTS, no Cartão Cidadão ou na Carteira de Trabalho. As siglas NIS, PIS, PASEP e NIT são utilizadas para se referir ao mesmo registro.

Quantos dígitos e a senha do cartão cidadão?

SENHA DO CARTÃO DO CIDADÃO O Cadastramento da senha é feito pelo próprio cidadão, em qualquer Agência da Caixa, e será composta de 6 dígitos numéricos.

Como desbloquear a senha do cartão cidadão pela internet?

Desbloquear a senha do Cartão Cidadão: O desbloqueio da senha só é feito nas agências da caixa ou em casas lotéricas que estão mais próximo da moradia do cliente, não possuindo a opção de desbloqueio por telefone ou pelo site, como ocorre nos cartões convencionais.

Como alterar a senha do cartão no caixa eletrônico?

Você precisa ir até um caixa da Rede Banco24horas, inserir seu cartão no caixa eletrônico e selecionar a opção “Outros Serviços”. Então é só digitar sua senha atual e criar sua nova senha.

É possível sacar seguro-desemprego no caixa eletrônico?

O trabalhador pode retirar os valores nos canais do banco indicado no momento da solicitação. Caixas eletrônicos e agências estão entre os locais para sacar o seguro-desemprego, ao passo que também é possível consultar as liberações das parcelas e fazer transferências para outras contas por meio de aplicativo.

Como tirar carteira de identidade portuguesa?

Para solicitar a emissão do seu cartão de cidadão, você precisará agendar um dia e ir até o Consulado de Portugal para tirar fotos e registar as suas digitais. Feito isso, você já será considerado um cidadão português.

Como fazer agendamento no consulado português?

Como ser atendido: Tal como os demais serviços oferecidos pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o atendimento é feito mediante agendamento prévio. Para agendar seu horário no Espaço do Cidadão, depois de ter em mãos todos os documentos, formalize o seu pedido de agendamento através do nosso site.


Tudo sobre turismo e aventura