As duas hipóteses estão corretas. O acento grave indicador de crase deve ser usado conforme o complemento do verbo: se indica uma coisa ou se indica uma pessoa.

Qual é o verbo de agradecer?

Agradecer como verbo transitivo direto O verbo agradecer estabelece regência sem a presença de uma preposição, atuando como um verbo transitivo direto, sempre que o complemento verbal se referir a uma coisa. Agradeceu o favor. Agradeceu a ajuda. Agradeceu a confiança.

Como conjugar o verbo agradecer no presente?

A grafia correta é representa pela palavra agradece, escrita com a letra c e não com ç. A ortografia da língua portuguesa não aceita o uso dessa palavra com a letra ç. A palavra agradece é classificada como verbo, pois esse termo é oriundo do verbo agradecer e indica a realização de uma ação.

Para eles agradecerem ou agradecer?

Na conjugação do verbo agradecer ocorre a alteração da consoante c para a consoante ç antes da vogal a e da vogal o, para manutenção da sonoridade: eu agradeço, que eles agradeçam, agradeça ele,...

PARA NOSSA ALEGRIA (Original) (cantando com eles)

Como se escreve corretamente Graças a Deus?

A dúvida de uma ouvinte é sobre o uso da crase na expressão 'Graças a Deus'. O professor Pasquale explica: 'quando se fala da entidade, ser supremo Deus, não se usa artigo. Esse 'a' é só preposição, regida pelo substantivo 'graças'.

Sou muito grata a você tem crase?

A forma correta de escrita é a você, sem acento indicador de crase. A construção à você, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes do pronome de tratamento você.

Como responder formalmente a um agradecimento?

Como responder a um agradecimento? Na fala do brasileiro, estão registradas várias formas: “Por nada!”, “Não há de quê!”, “De nada!”, “Imagina!”, “Não seja por isso!”, “Obrigado você!, “Obrigado eu!” etc.

Quais outros verbos que tem a mesma função do verbo agradecer?

Fazer uso da regência correta de um verbo significa, antes de tudo, compreender acerca da relação que se estabelece entre ele e seu respectivo complemento. ... Prova disso são os verbos perdoar e pagar, além do verbo agradecer.

Quando usar a palavra Agradeço?

Demonstrar gratidão; oferecer graças; reconhecer um bem feito por outra pessoa: agradecer um presente; agradeça-lhe pelo avô; agradecer à santa uma graça adquirida; com um sorriso, agradeceu. Dar uma compensação de mesmo valor ou importância; retribuir: agradecer um favor.

Quais são os verbos transitivos?

Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto. ... verbos transitivos diretos e indiretos.

Quem agradece agradece a alguém?

Quem agradece... agradece alguma coisa a alguém (verbo transitivo direto e indireto) ou, como é o caso da frase da imagem, agradece a alguém por alguma coisa (verbo transitivo indireto; o termo "a alguém" é objeto indireto e "por alguma coisa" é adjunto adverbial de causa).

Qual a transitividade do verbo pagar?

Verbo pagar como transitivo direto: Eu paguei a conta. Verbo pagar como transitivo indireto: Eu paguei ao funcionário. Verbo pagar como transitivo direto e indireto: Eu paguei a conta ao funcionário.

O que é um verbo Bitransitivo?

Na prática, significa que o verbo irá necessitar de dois complementos, ou dois objetos: um sem preposição (objeto direto) e outro com preposição (objeto indireto). ... Desse modo, são vários os elementos na oração que completam o sentido do enunciado.

Como agradecer de forma culta?

Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.

É correto dizer imagina?

Por exemplo, evite expressões informais como “Imagina!” e “Tudo bem” ao responder um cliente. Utilize um tom caloroso e sincero ao responder o agradecimento.

Tem crase antes de a você?

O correto é A VOCÊ, sem o acento grave no "A". Este acento indicaria a existência de crase, se houvesse. ... 2 - Grafa-se A VOCÊ, sem o acento grave no A (preposição), pois uma das condições para a existência da crase não está presente: diante da palavra VOCÊ não cabe a colocação do artigo definido "a".

Vai crase antes da palavra você?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Como se escreve Obrigada a você?

A forma de tornar essa expressão aceitável é pela introdução da preposição a, ficando: obrigado a você. Desse modo, fica expresso que eu me sinto obrigado a você também, sendo assim sinônima de obrigado eu. Interlocutor 1: Muito obrigado por ter vindo à minha festa. Interlocutor 2: Muito obrigado a você!

Qual a diferença de graças a Deus e glória a Deus?

Palavras masculinas A expressão “Graças a Deus” é escrita sem crase, porque Deus é um substantivo masculino. Nesse caso, não há a junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”, que formam a crase. ... A mesma regra vale para outras expressões como: “glória a Deus”, “agradeço a Deus” e “gratidão a Deus”.

O que significa a expressão Graças a Deus?

interjeição Expressão que exalta Deus em agradecimento a algum acontecimento positivo: fui eleito graças a Deus e ao carinho do povo. Diz-se para expressar alívio ou gratidão; felizmente: graças a Deus, acabou a fase mais agressiva do tratamento.


Tudo sobre turismo e aventura