Baunilha é uma planta oriunda do México, que produz favas ou vagens, que depois de um processo é extraída a essência de baunilha. No entanto, desde os anos 80 a indústria utiliza a secreção que os castores produzem, a chamada castóreo, na produção de perfumes e alimentos, tudo que precise ter o aroma de baunilha.

É verdade que baunilha vem do castor?

Castóreo é uma secreção do Castor que contém fezes e urina e serve para impermeabilizar a pele do animal. Mas, pelo seres humanos, é usada para dar sabor e perfume a alimentos de baunilha e framboesa. , A substância é liberada pelo órgão FDA (Food and Drug Administration), dos Estados Unidos, para consumo.

Como é feito o aroma artificial de baunilha?

Uma das mais usadas para a produção de extrato é a Vanilla planifolia. “Mas a baunilha que compramos no mercado tem aroma artificial. É obtida em laboratório a partir de álcool coniferílico, uma substância presente na madeira dos pinheiros”, afirma a bióloga Maria do Carmo Estanislau do Amaral, da Unicamp.

Como é extraída a essência de baunilha?

A essência é extraída dos frutos, que são cápsulas alongadas, também chamadas de vagens ou favas, que apresentam cerca de 20 cm de comprimento e 3 cm de espessura. Para obter a essência, os frutos sofrem um processo de cura delicado, que pode durar até dois meses.

Como saber se a baunilha e vegana?

Mesmo que se fale pouco, em alguns casos a essência de baunilha pode não ser vegana. O fluido que dá o aroma ao ingrediente é extraído de glândulas anais de castores. Para evitar o uso desse tipo de essência, é preciso estar atento ao rótulo.

Como é feito o sabor artificial?

Já os aromas artificiais, segundo ela, são compostos químicos obtidos por síntese, originando moléculas que não existem na natureza em produtos de origem animal, vegetal ou microbiana. Um exemplo é a etil-vanilina (aroma imitação de baunilha).

Como são criados os sabores artificiais?

Para criar um sabor artificial idêntico ao do maracujá, o aromista tem de decompor o gosto da fruta em cada uma de suas moléculas. Depois, ele sintetiza essas moléculas e as combina entre si, até adquirirem o gosto de maracujá.

Onde existe castor?

Existem duas espécies de castor: o americano, encontrado na América do Norte, e o eurásico, que vive em algumas partes da Europa e da Ásia. Os castores vivem em rios, riachos e lagos, mas também passam algum tempo em terra.

Onde Vivem os castores?

Castor canadensis O castor americano é o maior roedor do Hemisfério Norte. São nativos dos Estados Unidos, Canadá e até certa parte do México, mas foram introduzidos artificialmente em outros lugares do globo.

Porque castor derruba árvore?

Ele derruba árvores e junta os galhos no riacho para represar a água. Como possuem dentadas potentes e se alimentam da casca, dos ramos e das folhas das árvores, devastam tudo por onde passam.


Tudo sobre turismo e aventura