Trabalhadores de Postos de Revenda de Combustíveis (PRC) estão expostos ao benzeno devido à emissão de hidrocar- bonetos aromáticos voláteis no processo de trabalho, o que pode ocasionar intoxicação pelas vias cutânea, digestiva e, em especial, respiratória.

Como sabemos se estamos expostos ao benzeno?

Atualmente, o indicador utilizado no Brasil para o benzeno é o ácido trans, transmucônico na urina (AttM-U), que substituiu um mais antigo, chamado fenol urinário, que demonstrou ter baixa sensibilidade quando a concentração do benzeno no ar é baixa, inferior a 1,0 ppm.

Qual exame detecta benzeno?

Hemograma: O hemograma é um dos principais instrumentos laboratoriais para detecção de alterações tardias da hematopoese em casos de toxicidade crônica por benzeno.

Como o benzeno entra no nosso corpo?

O Benzeno também está presente na gasolina, que é derivada do petróleo, e lançado na atmosfera por veículos automotivos em sua combustão. Na indústria alimentícia, o benzeno é encontrado, principalmente, em refrigerantes! Além de estar presente também no fumo do tabaco.

Benzeno no Posto: Absorção ao Benzeno

Como o benzeno entra em nosso corpo? O benzeno pode entrar em nosso corpo principalmente através da respiração, da pele e, em alguns casos, pela ingestão.

Benzeno no Posto: Absorção ao Benzeno

O que acontece quando o benzeno entra em contato com a pele?

Riscos para a Saúde A exposição aguda por inalação (em curto prazo) dos seres humanos ao benzeno pode causar sonolência, tonturas, dores de cabeça, bem como olhos, pele e irritação das vias respiratórias e, em níveis elevados, perda de consciência.

Como o benzeno afeta a saúde?

Ingerir alimentos e bebidas contaminados com altos teores de benzeno pode produzir vômito, irritação no estômago, enjoo, sonolência, convulsão, aceleração do batimento cardíaco e morte. Em longo prazo, a exposição pode resultar em depressão da medula óssea.

O que é benzeno exemplos?

O benzeno é o hidrocarboneto aromático presente no petróleo, na gasolina e fumaça do cigarro. Ele também pode ser encontrado em vulcões e queimadas de florestas. Nas indústrias e laboratórios é utilizado como solvente e é uma matéria prima importante para fabricação de outros produtos.

Quais as principais fontes de benzeno?

O benzeno é uma substância química orgânica que se apresenta na forma de um líquido incolor, volátil, inflamável e de cheiro adocicado. Suas principais fontes são: Cadeia de extração/refino do petróleo.

Tem benzeno na gasolina?

Os combustíveis líquidos (gasolina, diesel, etc.) são substâncias altamente inflamáveis que podem conter diversos agentes químicos nocivos à saúde humana e ao ambiente. A gasolina, por exemplo, contém benzeno, tolueno e xileno (conhecidos como BTX), além de outros agentes químicos.

Porque a gasolina tem benzeno?

A principal fonte de exposição ambiental ao benzeno ocorre por meio da evaporação da gasolina.

Quais os tipos de monitoramento do benzeno?

Um PID é ideal para monitoramento contínuo de pessoal que trabalha com Benzeno onde, por algum motivo, não se possam realizar medições específicas de Benzeno. Para tanto, o PID requer um nível intermediário no qual a amostra passa por um tubo de pré-tratamento antes da análise.

O que é benzeno no sangue?

O benzeno é uma substância química cancerígena, presente no petróleo, na gasolina, nas indústrias que o produzem ou o utilizam como matéria prima, na queima de carvão mineral e em solventes.

Quais exames o frentista deve fazer?

Os exames médicos obrigatórios são: Exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, quando há mudança na função e também o exame demissional.

Tem benzeno no refrigerante?

Nos refrigerantes, o benzeno surge da mistura do ácido benzóico com a vitamina C. Nos refrigerantes normais, esse processo não ocorre por causa do açúcar, que inibe a reação química. Estudos de mais de três décadas atrás apontam que a exposição ao benzeno eleva o potencial de câncer e doenças no sangue.

Quais doenças O benzeno pode causar?

A intoxicação por benzeno, em sua forma aguda, acomete especialmente o sistema nervoso central e em altos níveis pode ser letal. Na forma crônica, está comprovadamente associada à ocorrência de leucemia mieloide aguda e leucemia linfocítica crônica.

Como eliminar o benzeno do corpo?

Na sua forma inalterada, o benzeno é eliminado através do ar expirado e em torno de 0,1%, apenas, é eliminado na urina.

Porque o benzeno é tóxico?

Benzeno e seus riscos O benzeno é um composto considerado altamente cancerígeno, pois seus metabolitos se instalam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. A exposição a ele, além de poder causar câncer (leucemia), pode causar anemia e distúrbios do comportamento.

Qual a taxa de benzeno permitida no organismo humano?

NIOSH estabelece um IPVS (índice imediatamente perigoso a vida e a saúde) para o benzeno o valor de 500 ppm.

Que tipos de alterações podem ser provocadas pela exposição ao benzeno?

A absorção do benzeno provoca efeitos tóxicos para o sistema nervo- so central, causando, de acordo com a quantidade absorvida, narcose e excitação seguida de sonolência, tonturas, cefaléia, náuseas, taquicar- dia, dificuldade respiratória, tremores, convulsões, perda da consciên- cia e morte.

Como manipular o benzeno?

Lave a pele exposta com grande quantidade de água, por pelo menos 15 minutos. Procure atenção médica. Inalação: Remova a vítima para local arejado e mantenha-a em repouso.


Tudo sobre turismo e aventura