IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso; IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I; IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II; IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

Quais os tipos de classificação para obesidade?

Quando o valor da medida da circunferência da cintura dividida pela circunferência do quadril for menor que 0,9 a obesidade será classificada como ginoide; e quando o resultado for maior ou igual a 0,9 a obesidade será classificada como androide.

O que é obesidade Ginoide e androide?

A prevalência de obesidade abdominal foi de 49,7%, tendo sido mais elevada entre o sexo feminino (mais que o dobro daquela observada entre os homens) (RP=2,29; IC95%=1,98-2,65). A prevalência de obesidade abdominal para cada sexo aumentou com a progressão da idade.

Obesidade 3: os três tipos de obesidade

Qual o CID para obesidade?

CID10 - E66 - Obesidade.

Quando é considerado obesidade mórbida?

Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.

O que é a obesidade androide?

Sabe o que é a Obesidade Androíde (em forma de maçã)? O tipo de obesidade chamada Andróide (em forma de maçã), mais frequente nos homens, refere-se à distribuição de gordura que neste caso se localiza na zona abdominal.

O que é obesidade do tipo ginóide *?

Existem dois tipos bem definidos de obesidade: b) Obesidade Ginóide ou Ginecóide: a gordura distribui-se na metade inferior do corpo, particularmente na região glútea e coxas. Característica da obesidade feminina.

O que é obesidade Ginecoide *?

OBESIDADE GINECÓIDE Também conhecida como obesidade periférica, na qual a gordura localiza-se principalmente na parte inferior do corpo, quadril nádegas e coxas. A obesidade do tipo androide está relacionada a maior risco de doenças cardiovasculares.

Porque a obesidade atinge mais as mulheres?

O principal vetor é o abandono da alimentação tradicional, como arroz e feijão, por esses alimentos, que não dão saciedade, são cheios de açúcar e gordura e feitos para ser consumidos em excesso.

Qual tipo de obesidade é mais prejudicial por quê?

Obesidade grau I: quando o valor de Índice de Massa Corporal (IMC) é em torno de 30 a 34,9 Kg/m², apresentando risco moderado para outras doenças crônicas e cardiovasculares. Obesidade grau II: quando o valor de IMC é em torno de 35 a 39,9 Kg/m², apresentando risco grave para outras doenças crônicas e cardiovasculares.

O que é obesidade grau 4?

Existem ainda outras duas categorias: super-obesos (obesidade grau IV), com IMC entre 50 e 59,9 Kg/m2 e os super super-obesos (obesidade grau V), IMC acima de 60 Kg/m2.

O que é obesidade de grau 3?

Conforme a tabela abaixo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) a obesidade de nível 3 – popularmente conhecida como obesidade mórbida, é o nível mais grave de obesidade, considerada uma doença desde 1984, porque representa um alto fator de risco para aparecimento de outras doenças (comorbidades) que podem causar a ...

O que é obesidade tipo 1?

IMC abaixo de 18,5: abaixo do peso. IMC entre 18,5 e 24,9: peso normal. IMC entre 25 e 29,9: sobrepeso. IMC entre 30 e 34,9: obesidade grau I.

Como perder a gordura ginóide?

Gordura tipo ginoide De acordo com algumas teorias, o segredo para perder peso nas partes específicas para cada tipo físico, seria calibrar a própria alimentação com base nos picos que têm os diferentes hormônios ao longo do dia, pois, em ambas as situações, a disposição da gordura seria influenciada por hormônios.

O que é a gordura visceral?

Chamamos gordura visceral à gordura que se acumula na cavidade abdominal (barriga), entre os vários órgãos que aí se situam, como o estômago, fígado e pâncreas. Esta é mais comum em corpos com “formato de maçã” e, quando em excesso, pode ser perigosa para a saúde.

Quais são as causas da obesidade?

Causas. A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura.

Qual a principal característica da obesidade androide?

A obesidade androide é um grande excesso de massa gordurosa, localizada na parte superior do corpo, em particular no abdômen, causando um ventre muito volumoso. Ela é oposta à obesidade ginecóide, na qual o sobrepeso gorduroso se localiza mais voluntariamente nas nádegas e coxas.

Como acabar com a gordura androide?

Para eliminar a gordura visceral de forma eficaz, é importante adotar hábitos de saúde mais saudáveis, como prática de atividade física diariamente e realização de uma dieta hipocalórica e sem açúcar, de acordo com a orientação do nutricionista.

Qual o outro nome a obesidade abdominal ou androide recebe?

A obesidade abdominal também é conhecida como andróide, central ou “forma de maçã”, devido à semelhança da forma que o corpo da pessoa alcança com a fruta. Nesse tipo, a gordura se deposita principalmente no abdômen e na cintura, podendo também se distribuir pelo peito e rosto.

Como calcular obesidade mórbida?

É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

Qual o peso de uma pessoa magra normal?

Qualquer resultado menor que 18, resulta no peso abaixo do esperado. Entre 18,5 e 24,49, normal. Já os resultados entre 25 e 29, 9, tem sobrepeso. Se estiver entre 30 e 35, está obeso.


Tudo sobre turismo e aventura