Foucault tratou diretamente de questões relativas à Educação apenas em Vigiar e punir, mais especificamente na parte sobre a disciplina, e nos cursos finais, sobre os modos de subjetivação na Antiguidade, nos quais aparecem comentários pontuais, muitas vezes críticos, à Pedagogia.

Qual a proposta educacional de John Dewey?

Dewey propõe uma educação com consciência, que fortalece a liberdade, propicia a integração e colaboração. Esta educação é um requisito necessário para o exercício da democracia. Palavras-chave: Dewey, política liberal, ética, democracia.

Como chama a escola de Aristóteles?

De volta a Atenas, Aristóteles fundou a própria escola, o Liceu, desenvolvendo uma obra marcadamente antiplatônica. Depois da morte de Alexandre, Aristóteles passou a ser perseguido por ter colaborado na educação do imperador macedônio. Refugiou-se em Calcis, onde morreu em 322 a.C.

Quais são as considerações apresentadas por Michel Foucault e suas relações com a escola?

A escola se torna um aparelho para aprender, no qual o aluno, o nível e a série devem ser combinados adequadamente, assim Foucault analisa todo o processo escolar: os exercícios como uma forma de empregar tempo; as classes para articular os gestos e a postura para ler, escrever, recitar; os horários, atribuições de ...

Quais são as principais teorias desenvolvidas por Michel Foucault?

A FILOSOFIA DE FOUCAULT Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. Em História da Loucura, ele procura mostrar como o conceito de loucura mudou através dos tempos.

Qual a contribuição de Dewey para a educação no Brasil?

A contribuição de Dewey na pedagogia moderna foi de desmistificar a ideia de que existe uma dissociação entre a escola e a vida, o que não existia na realidade do aluno; mostrar que o bom ensino deve estimular a iniciativa, promovendo condição para a produção e exploração de interesse; identificar que o problema em ...

Quais as principais possibilidades do pragmatismo de Dewey para a educação?

Uma educação baseada no pragmatismo de Dewey se propõe a oportunizar possibilidades de experimentações para que os indivíduos possam experimentar novas maneiras de entrar em relação, ampliando suas experiências, possibilitando assim uma produção do comum e a singularização.

Quais eram os principais objetivos do movimento Escola Nova?

No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.

Quanto ao nome da escola filosófica de Aristóteles?

Escola Peripatética Em meados de 336 a.C e 335 a. C, após um período na Macedônia, Aristóteles retorna a Atenas, onde funda uma escola filosófica que recebe o nome de Liceu. Os seguidores e alunos do Liceu Aristotélico recebem o nome de peripatéticos.

Qual o nome da escola de Aristóteles e em homenagem a quem?

Na Grécia Antiga, o Liceu (do grego antigo Λύκειον, Lykeion) era um gymnasion perto de Atenas. A palavra designa também a escola filosófica fundada por Aristóteles, em 335 a.C. (a escola peripatética), cujos membros se reuniam no local.

Qual o nome da escola filosófica fundada por Aristóteles e onde a mesma foi instalada?

A Escola peripatética foi um círculo filosófico da Grécia Antiga que basicamente seguia os ensinamentos de Aristóteles, o fundador. Fundada em c. 336 a.C., quando Aristóteles abriu a primeira escola filosófica no Liceu, em Atenas, durou até o século IV.

O que são relações de poder na teoria de Michel Foucault?

Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações. Para ele, o poder não pode ser localizado e observado numa instituição determinada ou no Estado.

Como o saber se relaciona com a disciplina na teoria de Foucault?

Segundo suas análises históricas e filosóficas, a disciplina é uma maneira de fazer as pessoas se adequarem a uma determinada norma. Ao contrário da soberania, que derruba quem não a obedece, a disciplina se baseia em outras formas de agir.

Quem foi Michel Foucault qual a importância da sua obra é porque seus estudos são tão atuais?

Michel Foucault foi filósofo, professor, psicólogo e escritor francês. Dono de um estilo literário único, Foucault revolucionou as estruturas filosóficas do século XX ao analisá-las por meio de uma nova ótica.

Quais os dois modelos disciplinares apontados por Michel Foucault?

O espaço disciplinar visa aumentar a eficiência econômica da prática sobre os corpos. A docilização é aumentada e o adestramento é maximizado.

Quais são as três fases que marcam a filosofia de Foucault?

A trajetória intelectual de Michel Foucault é costumeiramente dividida em três momentos, fases ou domínios, segundo seus principais comentadores: a arqueológica (análise sobre a constituição do saber), a genealógica (análise sobre as formas de exercício do poder) e a ética/estética da existência (análise sobre o ...

Quais as principais contribuições de Foucault para a psicologia?

Foucault realizou extensa leitura de arquivos médicos do século XIX, incluindo tratados e relatos clínicos de grades nomes da Psiquiatria como Pinel e Esquirol. Através de denso estudo, o autor constata o poder das práticas discursivas apoiadas nas práticas não discursivas sobre a loucura.

Qual a perspectiva de Dewey para a formação dos professores?

Dewey (1953, 1959) afirma a necessidade de educar o pensamento como forma de superação da sua forma rudimentar rumo ao pensamento reflexivo. No entanto, o desenvolvimento da prática reflexiva, só pode ocorrer a partir da necessidade de solução de um problema, que pode vir à tona por meio da experiência.

Qual a função da escola para Dewey?

Para John Dewey a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida. Assim, a educação tem como eixo norteador a vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida.

Quais a maior contribuição da teoria dentro da prática pedagógica?

Entendendo as teorias na prática pedagógica Além disso, outro benefício que a base teórica proporciona ao educador é o poder de buscar a compreensão da prática pedagógica vigente de maneira que ela consiga ser observada, estudada e modificada pelos agentes (professores, educadores), caso seja necessário.


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