Objeto cultural. São histórias ou poemas que ao longo dos séculos cativam e seduzem as crianças. Alguns livros nem foram escritos para elas, mas passaram a ser considerados literatura infantil”.

Tem como característica explicar a origem de seres e coisas?

Mito Os mitos têm como característica explicar a origem de seres e coisas, tanto de forma racional como não racional. Eles trabalham com o imaginário e buscam explicações em situações que estas não existem Lenda As lendas têm uma base histórica, um acontecimento ou uma pessoa transformada.

O que buscam os leitores na sua aventura por meio dos textos?

'O que buscam os leitores na sua aventura por meio dos textos? A julgar pelas respostas frequentes, procuram a paridade, a igualdade, a vivência virtual nos caminhos e atalhos da linguagem'. (livro-base, 98) B Procura a disparidade, a desigualdade e os atalhos da linguagem.

O que é assimetria na literatura infantil?

B A assimetria consiste na igualdade que se estabelece entre o texto e o leitor, uma vez que o primeiro deverá comunicar-se com o segundo para cumprir o seu papel de entretenimento.

Quanto à natureza da literatura infantil?

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo.

O que é literatura como arte da palavra?

A literatura é a arte da palavra e faz da palavra o seu principal objeto, concedendo-lhe outras possibilidades, retirando-lhe do seu lugar habitual e transpondo-a para um universo onde apenas homens e mulheres dotados de subjetividade podem percebê-la.

O quê Piaget fala sobre a literatura infantil?

Pelo eixo epistemológico, Piaget trata a Literatura Ficcional como um Outro que carece da seriedade e da objetividade da Ciência. Pelo eixo genético, ele se dedica a mapear o processo de construção cognitiva desde a infância até a idade adulta.

O quê Vygotsky fala sobre literatura infantil?

Vygotsky (1991) observa que o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias a formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social.

Quais os motivos que levam os jovens a rejeitar alguns livros infantis?

A constante informação da mídia os leva a total distração de livrosA constante informação da mídia os leva a total distração de livrosAs tecnologias, hoje em dia os jovem deixam de lê para focar em outras coisas.

Quando se iniciou a literatura infantil no Brasil?

Considerando que as obras adaptadas eram de origem europeia, o primeiro registro de literatura infantil brasileira dá-se pelas mãos de Monteiro Lobato, em 1920, com a obra A menina do narizinho arrebitado (CADEMARTORI,1986).

Em que é literatura infantil Ligia Cademartori coloca em foco a questão do adjetivo infantil?

Aap1 - Literatura Infantojuvenil 1) Em O que é literatura infantil, Lígia Cademartori coloca em foco a questão do adjetivo “infantil”: “A principal questão relativa à literatura infantil diz respeito ao adjetivo que determina o público a que se destina.

Qual a consequência da assimetria na literatura infantil?

Muitas vezes, essa assimetria produz alguns equívocos: escritores constroem uma sociedade e um mundo que estão distantes demais da ótica da crian- ça atual; ou tratam crianças leitoras como adultos porque desconhecem as aspirações e a visão de mundo infantil.

Como ocorre o processo de adaptação na literatura infantil?

Como começa uma adaptação de um clássico para o público infantil? Uma adaptação nasce do meu desejo de contar determinada história que eu acho interessante. Eu quero antecipar o contato do leitor jovem com uma obra, porque eu sei que ele só poderia ler, quando ficasse mais velho.

Qual o papel da literatura infantil?

A literatura infantil é muito importante, ela contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

O que a literatura infantil ensina?

A literatura infantil é compreendida como uma atividade que além de educar, diverte, ensina e forma a criança para a vida em sociedade através de atividades prazerosas extraídas direto dos livros de literatura, como, (contos, fábulas, lendas, gravuras, fantoches, dobraduras etc.).

O que diz a Bncc sobre a literatura infantil?

A literatura nos coloca em contato com aqueles que vieram antes de nós. Ela nos permite criar laços com os que estão ao nosso redor. É nutrição, socialização e, sobretudo, humanização. Quando bem trabalhada no espaço escolar, revela-se um verdadeiro tesouro na preparação de nossas crianças para a vida.

Quem disse que a literatura e a arte da palavra?

Isso porque a literatura não é mesmo objetiva. Sua subjetividade é que a transforma em uma arte tão fascinante e envolvente. Um dos primeiros a conceituar a literatura foi Aristóteles. Vejamos sua definição: 'Arte Literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra' (Aristóteles, Grécia Clássica).

Qual a ligação da literatura com a arte?

Literatura é a arte feita a partir das palavras. Estudos literários são aqueles que se voltam para pensar esse objeto estético. Para pensar essa forma de arte os pesquisadores utilizam ferramentas variadas, como a teoria da narrativa, que se vale de conceitos como narrador, foco, personagem, espaço e tempo.

Quem definiu a literatura como uma forma de arte?

Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras. Para o filósofo Grego Aristóteles, um dos primeiros a focar nos estudos sobre essa arte: “A Arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.

O que a Bncc fala sobre a leitura na educação infantil?

Ler para uma criança, de qualquer idade, é fundamental para despertar sua curiosidade pelo objeto livro e pelas narrativas que ele guarda. Ler com elas também é essencial. Lembrem-se: as ilustrações podem ser lidas pelas crianças.

O que caracteriza a literatura infantil?

são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais; possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições; crianças são os principais personagens da história; em geral, possuem um final feliz.

Qual é a importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança?

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo.

Qual a importância da literatura na Educação infantil?

Ela é fundamental para a formação de nossas crianças, porque as acompanhará por toda a sua trajetória escolar e de vida. O hábito de leitura expandirá seus horizontes e sua forma de ver e sentir o mundo, dando aos jovens a oportunidade de acessar um universo que ela não conhece sem precisar sair do lugar.

Quanto à literatura infantil podemos dizer que?

Podemos dizer que a literatura infantil é relativamente nova, pois começou a ser difundida e pensada a partir do século XVII, quando a infância passou a ser socialmente construída (quando a as crianças deixaram de ser adultos em miniaturas e, aos poucos, foram sendo reconhecidas como sujeitos em formação) e considerada ...

O que impede os jovens de ler?

Segundo esse estudo, 80% dos jovens na faixa de 11 a 17 anos (24,3 milhões) leem para cumprir tarefas escolares. A grande maioria, 13 milhões, afirma que ler é um tédio e que o fazem por obrigação, enquanto 6,5 milhões não leram nenhum livro em um período de três meses.

Por que o brasileiro não gosta de ler?

O brasileiro não lê porque a base escolar é defasada e porque a nossa economia é limitada, dificultando o acesso ao livro e a compreensão de que a leitura é um meio de entretenimento agradável.

Qual o objetivo da literatura Infanto-juvenil?

E o contato com a literatura infantojuvenil, além de estimular uma maior aptidão para a aprendizagem, contribui para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade. Por isso, os adolescentes que possuem o hábito de ler conseguem ler, interpretar e escrever textos de forma mais fácil”, destaca Mucci.

Qual foi a primeira literatura infantil?

O início da literatura infantil pode ser marcado com Perrault, entre os anos de 1628 e 1703, com os livros 'Mãe Gansa', 'O Barba Azul', 'Cinderela', 'A Gata Borralheira', 'O Gato de Botas' e outros. Depois disso, apareceram os seguintes escritores: Andersen, Collodi, Irmãos Grimm, Lewis Carrol, Bush.

Quando é que surgiu a literatura?

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C..

Qual foi o marco que dividiu a história da literatura infantil brasileira?

O ano de 1894, quando foi realizada a primeira eleição presidencial direta no Brasil, pode também ser lembrado como o marco inicial da produção brasileira de livros para crianças. Um dos grandes difusores dessa tendência foi Olavo Bilac, que, entre as obras voltadas para crianças, publicou Poesias Infantis, em 1904.

Em que o que é literatura infantil Lígia Cademartori?

De acordo com Cademartori (1986) a palavra literatura é intransitiva e, independente do adjetivo que receba, é arte e deleite. A autêntica literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura.

O que é leitura infantil Lígia Cademartori?

Ligia Cademartori escreveu este livro de forma simples e objetiva, permitindo facilmente a compreensão. Para estudantes de Letras, Pedagogia e demais interessados, este livro complementa os estudos acerca da Literatura Infantil. Recomendo! Muito didático sobre o que é essa literatura.

Por que a literatura infantil se distingue das outras?

Uma das características que nos permite identificar uma obra literária para crianças como manifestação da cultura da infância e como uma tentativa de dominação do adulto sobre a criança, é a maneira como esta é concebida como protagonista.

Quais as principais características da literatura infantil?

são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais; possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições; crianças são os principais personagens da história; em geral, possuem um final feliz.

Que característica fundamental pode definir o aparecimento da literatura infantil?

O livro infantil possui características estéticas que envolvem a literatura de uma forma geral e, ainda que seja peculiarmente definido pelo destinatário, a obra infantil pode levar o leitor a uma abrangente compreensão de sua existência.

O que é uma adaptação de uma obra literária?

Adaptação: [...] transposição de uma obra literária para outro gênero [...] ato ou efeito de converter uma obra escrita em outra forma de apresentação, mantendo-se o gênero artístico da obra original e o meio de comunicação através do qual a obra é apresentada. (HOUAISS, 2001, p.

Quando se adapta uma obra literária para crianças e jovens que género textual e adaptado?

Os dados indicam o romance como o tipo de narrativa mais adaptado para a infância e a juventude no Brasil, no período definido pela pesquisa.

Qual é o papel das traduções e das adaptações para o processo de formação de leitores no Brasil?

As adaptações e traduções por sua vez, propuseram um leque de leituras diversas, envolvendo leitores internacionais nas bagagens literárias das crianças leitoras da época, realizando assim inclusão multicultural de literaturas estrangeiras no país dos brasileiros. das adaptações para narrativas infantis.

Qual o papel da literatura infantil e prática pedagógica para o professor?

Dessa forma, a literatura infantil é parte integrante na ação pedagógica do docente para a formação integral da criança, pois favorece a retirada de barreiras educacionais e pessoais de que tanto se fala, oportunizando uma forma justa de educação, principalmente no desenvolvimento da linguagem, do exercício intelectual ...

Qual a contribuição da literatura infantil no ensino aprendizagem?

A literatura infantil tem uma importância que vai além do prazer proporcionado por ouvir ou ler histórias, ela contribui para efetivar a iniciação das crianças nas complicações das linguagens, ideias, valores e sentimentos que governam a vida.


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