– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Como usar a conjunção se?

a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.

Qual é a conjunção de se?

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

Pode começar frase com conjunção se?

Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.

Uso da palavra SE [Prof Noslen]

O que a conjunção se representa?

Conjunção: quando relaciona entre si duas orações. Neste caso, não exerce função sintática. Enquanto conjunção a palavra SE pode ser: 1.1.

Quando não usar o pronome se?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

O que atrai o se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. ... Como sempre repetimos, a nossa tendência natural vem sendo a próclise – não só na presença dos seus “fatores” mas também na sua ausência.

O que significa se em uma frase?

Significado de Se conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria. Partindo de alguma coisa; caso: se você conseguir dizer, tentarei entender!

O que significa a palavra se?

Significado de Sê substantivo masculino [Popular] Contração de senhor; forma reduzida de senhor: vai lá e chama o sê Zé. Etimologia (origem da palavra sê). Contração de senhor, do latim seniorem.

Qual atrai o pronome se?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1) Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ... 2) Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome.

Porque atrai partícula se?

Obs.: se o porque for substituível pela palavra que (caso em que será explicativo), não atrairá o pronome. Exemplo: Fique quieta já, porque (que) chamaram-na de desequilibrada; Pronomes relativos (que, quem, o qual, a qual, quanto, onde, etc.). Exemplos: Onde se estabeleceu a desordem?; Eis a moça a quem me dirigi.

Como classificar o se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Que se refere ou que Refere-se?

Na frase: “Ele relata que a palavra coração, em sua poesia, também se refere à sua namorada“, o correto é “se refere” ou “refere-se”? ... O vocábulo também é um advérbio, por isso, na frase apresentada, o adequado é o uso da próclise: – “Ele relata que a palavra coração, em sua poesia, também se refere à sua namorada.”

Que Encontram-se ou que se encontram?

A concordância com a partícula apassivadora se deverá ser feita de acordo com o sujeito paciente, podendo ficar no singular ou no plural: Encontram-se muitas coisas na Internet. Encontram-se muitas pessoas nesses eventos.

Que se torna ou que Torna-se?

As duas formas estão corretas. São duas formas conjugadas do verbo tornar. ... Torna-se é a forma do verbo tornar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal.

Como usar a partícula se antes ou depois do verbo?

I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.

O que é palavra atrativa exemplos?

b) Se houver palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Não posso esclarecer-lhe o ocorrido./ Não lhe posso esclarecer o ocorrido. Não estavam chamando-me./ Não me estavam chamando.

O que é uma palavra atrativa?

PALAVRAS ATRATIVAS Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa língua.

Porque atrai pronome oblíquo?

A conjunção "porque" atrai o pronome oblíquo para junto de si. --> "Fi-lo porque o quis." "Fi-lo porque qui-lo" é a famosa frase de Jânio Quadros proferida após a renúncia do presidente a jornalistas que insistiam em saber os motivos de seu gesto.

O que é fator de próclise?

b) Havendo fator de próclise, o pronome átono ficará antes do verbo auxiliar ou depois do principal: Não lhe devo dizer a verdade. Não devo dizer-lhe a verdade. Não lhe estava dizendo a verdade.

Quando ocorre a próclise?

Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia. Sente-se agora e coma!


Tudo sobre turismo e aventura