Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
- O que significa educação especial na perspectiva da educação inclusiva?
- Quais os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva?
- Como se relacionam a educação inclusiva e a Educação Especial?
- Quais são os três paradigmas da educação especial e inclusiva?
- Educação Especial e Educação Inclusiva
- Educação Especial e Educação Inclusiva
- Quais são os paradigmas da educação inclusiva?
- Quais são os 4 paradigmas da assistência às pessoas com deficiência?
- Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?
- Quais são os fundamentos da educação inclusiva?
- Quais são os princípios da inclusão social?
- Porque a Educação Especial e importante?
- Qual a importância da Educação Especial nas escolas?
- Por que é importante a inclusão na escola?
- O que é perspectiva inclusiva?
- O que diz a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva?
- O que entendemos por Educação Especial?
- Quais são os fundamentos legais da educação?
- O que são os fundamentos da educação?
- Quais são os benefícios da educação inclusiva?
- O que é o paradigma da integração?
- Quais foram as fases do processo de inclusão?
- Por que a educação inclusiva representa um novo paradigma?
Quais os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva?
A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Como se relacionam a educação inclusiva e a Educação Especial?
Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.
Quais são os três paradigmas da educação especial e inclusiva?
De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.
Educação Especial e Educação Inclusiva
PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL São eles: o paradigma de institucionalização, o paradigma de serviços e o paradigma de suporte.
Educação Especial e Educação Inclusiva
Quais são os paradigmas da educação inclusiva?
A educação inclusiva no contexto educacional é uma abordagem que procura responder às necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos, com foco específico para aqueles que são vulneráveis à marginalização e à exclusão.
Quais são os 4 paradigmas da assistência às pessoas com deficiência?
Deste modo, investigou-se os períodos históricos caracterizados em quatro paradigmas propostos por Sassaki (2012): a) Exclusão (rejeição social), b) Institucionalização (segregação), c) Integração (modelo médico da deficiência) e d) Inclusão.
Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?
Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.
Quais são os fundamentos da educação inclusiva?
A educação inclusiva, voltada ao atendimento às necessidades educacionais especiais que o educando apresenta, deve permear concretamente a escolarização em todos os seus níveis, focalizando o contexto da inclusão a partir da Educação Infantil.
Quais são os princípios da inclusão social?
Os princípios da inclusão social e da dignidade da pessoa humana são consagrados na CF objetivando uma qualidade de vida superior para todos e impondo o amplo respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia, à convivência familiar e comunitária, aos direitos da personalidade e às prestações públicas de qualidade, ...
Porque a Educação Especial e importante?
A especialização em Educação Especial Inclusiva possibilita aos educadores conhecerem as metodologias, técnicas e estratégias para o ensino a crianças portadoras de deficiências físicas e/ou cognitivas. Outro fator importante é saber como promover a integração com os demais alunos da instituição.
Qual a importância da Educação Especial nas escolas?
Por meio da construção e da adaptação de matrizes escolares, da promoção de espaços plurais — nos quais os alunos com e sem deficiência constroem conhecimentos em conjunto — e do uso de ferramentas adequadas às características dos alunos, os especialistas em Educação Especial ajudam a desenvolver competências.
Por que é importante a inclusão na escola?
Uma escola diversa e inclusiva permite que os alunos conheçam e acompanhem de perto o desenvolvimento de outros jovens com habilidades e necessidades diferentes das suas e que, a partir dessa convivência, desenvolvam melhor competências socioemocionais como empatia, paciência e colaboração — tão urgentes em uma ...
O que é perspectiva inclusiva?
A perspectiva inclusiva entende uma abordagem mais ampla das dificuldades educativas dos alunos, centrada na organização, desenvolvimento e implementação de currículos que melhorem as aprendizagens de todos.
O que diz a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva?
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...
O que entendemos por Educação Especial?
A Educação Especial se concentra em ajudar as pessoas com deficiência física ou mental a aprender com igualdade. Para isso, é preciso que a escola e os professores identifiquem quais são as barreiras que limitam o aprendizado, a fim de que elas consigam ter um aprendizado com as mesmas condições do restante da turma.
Quais são os fundamentos legais da educação?
Fundamentos legais da educação: Princípios e fins da educação brasileira. Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº. 9.394/96.
O que são os fundamentos da educação?
Voltada para os cursos de Licenciatura, a disciplina Fundamentos da Educação busca promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e ...
Quais são os benefícios da educação inclusiva?
A educação inclusiva pode fornecer uma série de benefícios acadêmicos e sociais para alunos com deficiência, como melhor desempenho em linguagem e matemática, taxas mais elevadas do número de conclusão do ensino médio e relações mais positivas com alunos sem deficiência.
O que é o paradigma da integração?
No século XX, deflagra uma nova luta, desta vez para a inserção da pessoa com deficiência na sociedade e principalmente no sistema regular de ensino. A esse movimento deu-se o nome de Paradigma da Integração. Ribeiro (2003 p. 44) nos diz que; “Normalização é objetivo, integração é processo” .
Quais foram as fases do processo de inclusão?
Assim, realizamos um resgate histórico das pessoas com deficiência e destaca- mos quatro fases: “fase da exclusão”, “fase da segregação”, “fase da integração”, e “fase da inclusão total”.
Por que a educação inclusiva representa um novo paradigma?
A Escola Inclusiva é comumente apresentada como uma evolução da Escola Integrativa. Na verdade, ela não é uma evolução (RODRIGUES, 1997), é uma ruptura com os valores da escola tradicional. A Educação Inclusiva assume-se como respeitadora da cultura, da capacidade e das possibilidades de evolução de todos os alunos.
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